Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77783

TítuloTecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem
Outro(s) título(s)The contribution of educational technology to an integrated and motivational vision of the teaching and learning process
Autor(es)Fernandes, Ana Margarida Alves
Orientador(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chavetecnologia educativa
integração e inovação curricular
metodologias ativas e participativas
aprendizagens motivadoras e significativas
ambientes educativos emergentes
educational technology
curriculum integration and innovation
active and participatory methodologies
motivational and meaningful learnings
emerging educational environments
Data25-Fev-2022
Resumo(s)É fundamental a escola envolver-se na construção de conhecimento sobre a utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação, procurando satisfazer os interesses dos alunos e promover aprendizagens contextualizadas, motivadoras e significativas. O trabalho versa sobre um projeto de investigação, em contextos de estágio de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, suportado em intervenções pedagógicas orientadas por ciclos de investigação-ação, onde se indaga os contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação na inovação e integração curricular dos processos de ensino e aprendizagem. Urge desafiar professores e alunos para a concretização de situações diversificadas na utilização de metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem favorecedoras de uma aprendizagem globalizada (cognitiva, psicomotora, afetiva e relacional) e integrada (valorização dos conhecimentos na resolução de problemas, convocando-os em momentos pertinentes na promoção do desenvolvimento de competências), através da utilização das Tecnologias Educativas. Os alunos tornam-se consumidores de tecnologias (fazer pesquisas, consultar informação, ver filmes, jogar, etc.), mas é também necessário compreendê-las como meios de produção (fotografar, registar, programar, etc.), alargando os conhecimentos e perspetivas sobre a realidade, de forma holística. Está em causa uma perspetiva de integração educativa transversal das tecnologias, articulando com as diferentes componentes do currículo e promovendo o desenvolvimento global e harmonioso do aluno. O projeto em causa concebe as tecnologias como elemento de integração curricular e da motivação para as aprendizagens a partir do estudo do meio local (contexto da Educação Pré-Escolar) e da emergência do interesse pela literatura infantil interligada com temáticas curriculares relevantes (contexto do 1.º Ciclo). Os alunos beneficiam da integração das tecnologias nos contextos educativos, pois estas oferecem oportunidades na criação de ambientes educativos emergentes de aprendizagem motivadores, construtivos e criativos. As tecnologias exercem, assim, uma forte atração, tanto pela novidade, como pelos formatos apelativos da atenção e motivação dos alunos, sendo necessária a mediação do adulto para a compreensão das suas potencialidades e desafios na aprendizagem. O trabalho desenvolvido corrobora de um forte contributo das Tecnologias de informação e Comunicação na realização de aprendizagens integradas, motivadoras e significativas para as crianças.
It is essential for the school to be involved in the knowledge development of educational use of Information and Communications Technologies (ICT), seeking to satisfy the interests of students and promote contextualized, motivational and meaningful learning. The work is based on a research project, set in Kindergarten and Primary School internship contexts, supported by pedagogical interventions. These interventions are guided by research-action cycles, where the contributions of ICT in innovation and curricular integration of the processes of teaching and learning are investigated. It is urgent to challenge teachers and students both to implement diverse methodologies and strategies of teaching and learning that favour globalized learning (cognitive, psychomotor, affective and relational) and integrated learning (to strengthen problem solving skills and to consult them to promote the development of competences at relevant moments), through the use of ICT. Students become consumers of technologies (by research, consulting information, watching movies, playing video games, etc.), but it is also necessary to understand that technologies as production tools (to photograph, record, program, etc), holistically expand the knowledge and perspectives of reality. It takes into account a transversal perspective educational integration of technologies, coordinating the different subjects of the curriculum and promoting the global and harmonious development of the student. By studying the local environment, the project in question conceives technologies as an element of curriculum integration and motivation to learn (Kindergarten's context) and the emergence of interest in children's literature consistent with relevant curricular topics (primary school's context). Students benefit from the integration of technologies into educational contexts, as they offer opportunities to create emerging educational environments for a motivational constructive and creative learning experience. Therefore, Technologies exert a strong attraction, both for their novelty and for the appealing formats that engage and motivate students requiring, though, the mediation of adults to understand their learning potential and challenges. The work developed corroborates the strong contribution of ICT in the realization of an integrated, motivational, and meaningful schooling for children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de Estágio Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77783
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Margarida Alves Fernandes.pdf4,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID