Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77893
Título: | Promover a aprendizagem ativa em creche e em jardim de infância: relato de uma experiência |
Outro(s) título(s): | Promote active learning in nursery school and kindergarten: an experiência report |
Autor(es): | Pereira, Tânia Raquel Oliveira |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Creche Espaço pedagógico Jardim de Infância Rotina diária Active learning Daily routine Kindergarten Nursery school Pedagogical space |
Data: | 21-Dez-2020 |
Resumo(s): | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio, e tem como objetivo principal,
a descrição, análise e avaliação dos projetos de intervenção pedagógica realizados em contexto de Creche
e de Jardim de Infância. Para além de descrever a intervenção pedagógica desenvolvida ao longo de um
determinado período temporal, em momentos distintos, o relatório incorpora ainda um conjunto de
aprendizagens resultantes do processo de formação académica e das múltiplas experiências vividas, na
prática, em ambos os contextos acima referenciados.
Ambos os projetos de intervenção pedagógica foram desenvolvidos com o mesmo grupo,
constituído por vinte e quatro crianças, no entanto, em contextos diferentes e com a entrada de novas
crianças no grupo na transição da Creche para o Jardim de Infância. Este relatório narra de uma forma
reflexiva e sustentada, em que medida a reorganização do espaço e implementação do tempo de escolha
poderão valorizar as intenções e interesses da criança na educação de infância – a problemática
identificada em contexto de Creche. Relativamente ao contexto de Jardim de Infância, também procura
relatar a forma como a implementação da rotina diária contribui para promover a autonomia da criança.
A investigação efetuada é sustentada através da abordagem da investigação-ação que prima pela
sua natureza qualitativa. Esta abordagem permite ao educador identificar um problema no contexto,
elencar estratégias de resolução, implementá-las, avaliá-las e favorecer a melhoria. Em contexto de
Creche, os dados recolhidos permitiram verificar que a reorganização do espaço pedagógico e a
implementação do tempo de escolha tem impacto nas escolhas e nas oportunidades de jogo das crianças.
No que respeita à implementação do projeto de intervenção pedagógica em Jardim de Infância, os dados
recolhidos possibilitam a compreensão da importância de uma rotina consistente e do seu contributo para
promover a autonomia das crianças. This report is part of the curricular unit Internship, and its main goal is to describe, analyze and evaluate the pedagogical intervention projects carried out in the context of a nursery school and kindergarten. In addition to describing the pedagogical intervention developed over a certain period of time, at distinct moments, the report also incorporates a set of learnings resulting from the academic training process and the multiple experiences that were actually observed in both contexts mentioned above. Both pedagogical intervention projects were developed with the same group, consisting of twenty four children, although, in different contexts and with the entry of new children in the group in the transition from the nursery school to kindergarten. This report narrates in a reflective and sustained way, the extent to which the reorganization of the space and the implementation of the time of choice may enhance the child's intentions and interests in early childhood education - the problem identified in the context of a nursery school. Regarding the context of kindergarten, it also intends to report how the implementation of the daily routine contributes to promoting the child's autonomy. The research carried out is supported by the action-research approach that is known for its qualitative nature. This approach allows the educator to identify a problem in the context, list resolution strategies, implement them, evaluate them and favor improvement. In the context of a nursery school, the data collected allowed us to verify that the reorganization of the pedagogical space and the implementation of the time of choice has an impact on the choices and opportunities that the children have of games to play. With regard to the implementation of the pedagogical intervention project in kindergarten, the data collected made it possible to understand the importance of a consistent routine and its contribution to promoting children's autonomy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77893 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tania Raquel Oliveira Pereira.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons