Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77897
Título: | O desenvolvimento pessoal e socioemocional em contexto de creche e jardim de infância |
Outro(s) título(s): | Personal and social-emotional development in the context of day care and kindergarten |
Autor(es): | Ferreira, Cátia Alexandra da Silva |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Conhecimento de si próprio Creche Emoções Interações Jardim de Infância Daycare Emotions Interactions Kindergarten Knowledge about myself |
Data: | 21-Dez-2020 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio descreve e avalia os projetos de intervenção pedagógica
desenvolvidos no contexto de creche e de jardim de infância. Os projetos foram realizados em salas que
abraçam a abordagem pedagógica do Modelo HighScope, de modo a responder às necessidades e
interesses das crianças e a favorecer a aprendizagem ativa.
As intervenções pedagógicas realizadas procuraram promover o desenvolvimento da formação
pessoal e social e do desenvolvimento socio-emocional, nos referidos contextos. Estastemáticas surgiram
das observações das crianças, do ambiente educativo e das dinâmicas entre as crianças, bem como do
trabalho de equipa.
Para o entendimento das temáticas, o presente relatório procura apresentar referências teóricas
relevantes que defendem a importância do poder de conhecimento de si próprio para sustentar e
favorecer as interações e o sentimento de segurança e confiança, promovendo o desenvolvimento
holístico da criança.
As intervenções pedagógicas propostas procuraram criar oportunidades de conhecimento
pessoal, bem como favorecer a tomada de consciência das emoções primárias, através de momentos
de grande e pequeno grupos, facilitando o desenvolvimento de relações e interações positivas.
Por fim, são expressas algumas evidências relativas ao conhecimento de si próprio, tal como, ao
reconhecimento de emoções enquanto base para uma melhor realização na esfera social reveladoras
das competências construídas pelas crianças no decurso do desenvolvimento dos projetos de intervenção
pedagógica. This internship report describes and evaluates the pedagogical intervention projects developed in the context of day care and kindergarten. The projects were carried out in rooms that embrace the pedagogical approach of the HighScope Model, in order to respond to the needs and interests of children and favor active learning. The pedagogical interventions carried out sought to promote the development of personal and social training and socio-emotional development, in the referred contexts. These themes emerged from the children's observations, the educational environment and the dynamics among the children, as well as teamwork. For the understanding of the themes, this report seeks to present relevant theoretical references that defend the importance of the power of self-knowledge to sustain and favor interactions and the feeling of security and trust, promoting the child's holistic development. The proposed pedagogical interventions sought to create opportunities for personal knowledge, as well as to promote awareness of primary emotions, through moments of large and small groups, facilitating the development of positive relationships and interactions. Finally, some evidence is expressed regarding the knowledge of oneself, such as the recognition of emotions as a basis for a better realization in the social sphere, revealing the competences built by children during the development of pedagogical intervention projects. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77897 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Catia Alexandra da Silva Ferreira.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons