Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77941

Título"Pontes que educam": a promoção da competência social em contexto educativo
Outro(s) título(s)“Learning bridges”: the promotion of social competence in an educational context
Autor(es)Cerqueira, Mariana Cristóvão
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveCompetência social
Ensino online de emergência
Estratégias
Online emergency learning
Social competence
Strategies
Data24-Fev-2021
Resumo(s)O relatório aqui apresentado tem como tema Pontes que educam: A promoção da competência social em contexto educativo e foi elaborado no seguimento da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada I e II, inscrita no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho sustenta-se na investigação desenvolvida a partir da intervenção em dois contextos educativos: um grupo de educação pré-escolar com crianças de 5 anos e uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base na intervenção realizada, foi sentida a necessidade de desenvolver uma investigação que tivesse como objetivo compreender qual o espaço que deve existir para a promoção da competência social em contexto escolar e de que forma pode essa promoção ser feita. Este foi o ponto de partida para a elaboração do presente relatório, com o qual se procura identificar os aspetos mais relevantes a ter em conta para um desenvolvimento eficaz da competência social e listar algumas estratégias e propostas que podem contribuir para esse trabalho, analisando o potencial das mesmas. Além disto, uma parte deste relatório é ainda dedicada à compreensão das implicações do ensino online de emergência, imposto pela Pandemia da Covid-19 e a forma como a promoção da competência social pode ser mantida nesta modalidade de ensino. A investigação apresentada neste trabalho seguiu alguns princípios da Metodologia da Investigação-Ação.
The following report was elaborated under the subject of Supervised Teaching Practice I and II as part of the Master Degree in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and sets its main theme on the following subject: “Learning bridges: The promotion of social competence in an educational context”. This essay was developed under a research conducted on an intervention in two different educational contexts: a pre-school education class with children of 5 years and with a class of 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education. From the interventions above, a research was developed aiming to understand what space should exist for the promotion of social competence in an educational context and how this can be achieved. This was the starting point for this report which concretely seeks to identify the most relevant aspects to be considered for an effective development of social competence and to list some strategies and proposals that can contribute to this essay by analysing their potential. Furthermore, part of this report is dedicated to understanding the implications of Online Emergency Learning, forced by the Covid-19 Pandemic, and how the promotion of social competence can be maintained in this modality of education. The research presented in this essay has followed some principles of the Action Research.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77941
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mariana Cristovao Cerqueira.pdf6,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID