Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77954
Título: | Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância |
Outro(s) título(s): | Investigate to learn: an integrated approach to science in kindergarten |
Autor(es): | Soares, Andreia Manuela Pereira |
Orientador(es): | Varela, Paulo |
Palavras-chave: | Educação em ciências Educação Pré-Escolar Ensino por investigação Inquiry-based learning Preschool education Science education |
Data: | 1-Abr-2021 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no
âmbito da Unidade Curricular de anual de “Estágio”, integrada no plano de estudos do Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, tendo por
base uma abordagem prática das ciências, levando as crianças a experimentar, a investigar e a refletir
para aprenderem. O projeto tem como objetivos gerais: promover uma exploração integrada e
globalizante das ciências, com recurso a atividades de natureza investigativa; desenvolver
conhecimentos teórico-práticos sobre o processo de exploração e aprendizagem promovido na
abordagem dos vários temas de ciências. O projeto desenvolveu-se segundo a metodologia de
investigação-ação, onde cada atividade de ciências correspondeu a um ciclo de planificação, ação,
observação e reflexão. Foram exploradas 6 atividades de ciências numa sala com um grupo de
crianças do pré-escolar, (N=23) com crianças de 3 anos de idade. As atividades foram planificadas e
exploradas pela aluna estagiária, em colaboração com a educadora cooperante, desempenhando
assim simultaneamente o papel de investigadora e educadora. Na sequência da realização e
observação das atividades, foram elaborados diários de atividades, que representam o principal método
de registo de dados, onde constam a descrição e reflexão detalhadas sobre todos os momentos
relevantes no decorrer da atividade. Os diários apresentam ainda um momento de reflexão sobre a
ação da educadora. A análise dos diários é dividida segundo os momentos de aprendizagem, que
representam os processos científicos realizados pelo grupo de crianças. O estudo e interpretação dos
resultados obtidos permite concluir que o grupo de crianças realizou aprendizagens significativas sobre
os temas que foram explorados, a partir de atividades experimentais de ciências. This internship report is the result of a pedagogical intervention project, created within the scope of the yearly module “Internship", part of the Master’s Degree Course in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, at the University of Minho, and it’s based on a practical approach of science, letting children experience, explore and reflect, so they can learn. The aim of this project is to promote an integrated and global exploration of science, using activities related to investigative nature, developing practical and theoretical knowledge about the process of exploration and learning about several science subjects. This project has developed according to a investigation action methodology, which each science activity matches a cycle of planning, observing and reflecting. Six activities were explored in a preschool class, (N=23), including 3 years old children. The activities were planned and explored by the intern student, with the collaboration of the cooperative educator, playing simultaneously the role of investigator and educator. Following the execution and monitoring of the activities carried out, activity journals were made, as main data entries and records of this project, describing and reflecting about all the relevant moments of each activity. These journals also represent a self-reflection of the teacher practice. The reports analysis is divided according to the learning outcomes, supporting the scientific processes developed by the group of children. The study and interpretation of the results reckon that the group of children accomplished significant apprenticeship regarding the topics explored, based on the experimental science activities developed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77954 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia Manuela Pereira Soares.pdf | 4,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons