Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77972

TítuloSono e competência emocional como fatores indispensáveis ao desenvolvimento saudável das crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Sleep and emotional competence as indispensable factors for the healthy development of pre-school and primary school children
Autor(es)Oliveira, Ana Rita Freitas
Orientador(es)Anastácio, Zélia
Palavras-chaveCompetência emocional
Desenvolvimento infantil
Emoções
Sono
Bem-estar
Crianças
Emotional competence
Child development
Emotions
Sleep
Well-being
Children
Data2021
Resumo(s)O presente relatório de estágio apresenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O bem-estar e a saúde física e mental das crianças reveste-se de grande centralidade, sendo fundamental para um desenvolvimento saudável e equilibrado. O Sono e a Competência Emocional auferem relevo na presente temática, influenciando o crescimento integral das crianças. O sono desempenha um papel fundamental na aprendizagem, auxiliando no armazenamento de informações adquiridas. A privação de sono provoca desequilíbrios a vários níveis, como dificuldade de aprendizagem, pouca resistência ao stress, irritabilidade e até alterações comportamentais, propiciando, entre outros fatores, dificuldades no estabelecimento do equilíbrio emocional. Este equilíbrio torna-se fulcral para o desenvolvimento de Competência Emocional, sendo crucial identificar, compreender e gerir emoções, incrementando mais capacidades relacionais, bem como crianças emocionalmente mais seguras e saudáveis. As emoções adquirem um papel importante na estruturação da memória, do pensamento e da personalidade. A metodologia utilizada fundamenta-se no processo de investigação-ação, que envolve uma pesquisa em campo, procurando a resolução de situações problemáticas ou controversas, com o objetivo de melhorar as práticas. O questionamento é uma das dimensões essenciais da metodologia, pois exige um processo de observação, reflexão, planificação e ação. Foram implementados inquéritos por questionário sobre a temática, no sentido de obter dados sobre os hábitos relacionados com o sono, as emoções e a alimentação, existindo uma relação entre as três dimensões que acabam por influenciar os comportamentos. O programa estatístico utilizado para a análise de dados foi o SPSS (versão 27.0). Concluiu-se que as crianças aderiram às práticas e apropriaram-se de conhecimentos sobre o sono e as emoções, revelando-se fundamental a educação para os afetos, emoções, valores, conducentes ao desenvolvimento da competência emocional. Além disso, a aquisição de informação atual e de uma boa qualidade de sono favorece a manutenção de bons hábitos na vida futura, incluindo de alimentação saudável.
This internship report presents a project of pedagogical intervention developed in the preschool and primary school levels. The well-being and the physical and mental health of children is of great importance, being fundamental for a healthy and balanced development. Sleep and Emotional Competence are relevant in this theme, influencing the integral growth of children. Sleep plays a fundamental role in learning, helping to store acquired information. Sleep deprivation causes imbalances at various levels, such as learning difficulties, low resistance to stress, irritability and even behavioural changes, leading to difficulties in establishing emotional balance, among other factors. This balance becomes central to the development of Emotional Competence, being crucial to identify, understand and manage emotions, increasing relational skills, as well as emotionally safer and healthier children. Emotions play an important role in structuring memory, thought and personality. The methodology used is based on the action research process, which involves field research, seeking the resolution of problematic or controversial situations, with the aim of improving practices. Questioning is one of the essential dimensions of the methodology, as it requires a process of observation, reflection, planning and action. Questionnaire surveys were implemented on the topic, in order to obtain data on habits related to sleep, emotions and food, there being a relationship between the three dimensions that end up influencing behaviours. The statistical software used for data analysis was SPSS (version 27.0). It was concluded that children adhered to the practices and appropriated knowledge about sleep and emotions, and that education for affections, emotions, and values, leading to the development of emotional competence, proved to be essential. In addition, the acquisition of current information and of a good quality of sleep favours the maintenance of good habits in future life, including healthy eating.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77972
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+de+estágio_final.pdf11,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID