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https://hdl.handle.net/1822/78251
Título: | Os sentidos e a acuidade musical: repercussões da sinestesia nas competências melódicas e harmónicas na disciplina de Formação Musical |
Outro(s) título(s): | The senses and musical acuity: repercussions of synesthesia in melodic and harmonic skills in the Ear Training class |
Autor(es): | Almeida, Pedro Filipe Soares de |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro |
Palavras-chave: | Sinestesia Formação Musical Melodia Harmonia Escuta musical Synesthesia Ear Training Melody Harmony Listening to music |
Data: | 2-Ago-2021 |
Resumo(s): | Este Relatório resulta da aplicação de um Projeto de Intervenção Pedagógica, construído sob
uma metodologia de Investigação-Ação aplicada em contexto de Estágio Profissional inserido no
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, e aplicado numa escola profissional do
Ensino Artístico Especializado de Música, no ano letivo de 2019/2020, nos grupos de
recrutamento M28 (Formação Musical) e M32 (Classe de Conjunto).
Dada a constatação de que, regra geral, os alunos de Formação Musical sentem dificuldades
na realização de exercícios das componentes melódica e harmónica e que as mesmas persistem
ao longo dos anos, essa intervenção teve como objetivo primordial a conceção de estratégias que
os auxiliassem a melhorar o seu aproveitamento nessas matérias e a suas capacidades de escutar
música, utilizando uma simulação da sinestesia. Aquando da primeira fase do Estágio, foi possível
desenvolver o conhecimento sobre a sinestesia como condição neurológica, à medida que decorria
a fase de observação de aulas, o que permitiu a construção de um diagnóstico o mais completo
possível das turmas e dos alunos. Percecionou-se de que forma a simulação da sinestesia se
poderia aplicar nas aulas de Formação Musical, concluindo-se que uma metodologia assente em
visualizar-ouvir e ouvir-visualizar seria a mais adequada, recorrendo à cromestesia. Na segunda
fase, a de lecionação, foram realizados diversos exercícios que foram aplicados em aula com o
objetivo de estimular a criação de metáforas sinestésicas por parte dos alunos na realização de
exercícios, assim como a respetiva recolha dos resultados obtidos. Esta metodologia foi concebida
com o objetivo de ser, também, aplicável às Classes de Conjunto.
Dos instrumentos de recolha de dados fazem parte: os inquéritos de diagnóstico e final,
realizados aos alunos, um questionário realizado a professores de todo o país, um Diário de Bordo
com informações sobre todas as aulas lecionadas e uma entrevista a um professor cooperante.
No final, os resultados foram bastante positivos, verificando-se algumas melhorias na
acuidade auditiva dos alunos e, sobretudo, na realização dos exercícios das componentes melódica
e harmónica em Formação Musical, tendo esta intervenção surtido impacto positivo não apenas
na forma como os alunos aprendem música, mas, também, na forma como a escutam, que eram
os objetivos primordiais. This Report results from the application of a Pedagogical Intervention Project, built under a methodology of Research-Action applied in the context of Professional Internship inserted in the Master's degree in Music Teaching of the University of Minho, and applied on a professional school of Specialized Music Teaching, in the school year 2019/2020, in the recruitment groups M28 (Ear Training) and M32 (Ensemble Music). Given the finding that, as a rule, students of Ear Training experience difficulties in performing exercises of the melodic and harmonic components and that they persist over the years, this intervention had as its primary objective the design of strategies that would help them to improve their use in these subjects and their listening skills, using a simulation of synesthesia. At the first stage of the Internship, it was possible to develop knowledge about synesthesia as a neurological condition, as the observation phase of classes took place, which allowed the construction of a diagnosis as complete as possible of the classes and students. It was noticed how the simulation of synesthesia could be applied in the music training classes, concluding that a methodology based on visualizing-listening and listening-visualizing would be the most appropriate, using chromesthesia. In the second phase, the teaching one, several exercises were designed and applied in class with the objective of stimulating the creation of synesthetic metaphors by the students in the performance of exercises, as well as the respective collection of the results obtained. This methodology was designed with the aim of also being applicable to the Ensemble Classes. The instruments for collecting data include: the diagnostic and final inquiries, conducted to the students, a questionnaire conducted to teachers from all over the country, a Logbook with information on all the classes taught and an interview with a cooperating teacher. In the end, the results were quite positive, with some improvements in the students' hearing acuity and, above all, in the performance of the exercises of the melodic and harmonic components in Ear Training; this intervention had a positive impact not only in the way the students learn music, but also in the way they listen, which were the primary objectives. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78251 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
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