Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78268

TítuloO desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba
Autor(es)Carvalho, Ana Lúcia Gameiro
Orientador(es)Ruiz, Janete Conceição Soares Costa
Palavras-chaveCompetências musicais
Competências vocais
Repertório coral
Tomás Borba
Musical skills
Vocal skills
Choir
Choral repertoire
Data2-Ago-2021
Resumo(s)Como parte integrante do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho levado a cabo no ano letivo de 2019/2020, concretizou-se uma Intervenção Pedagógica Supervisionada, no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto – Coro, com o Grupo de Recrutamento M32. A investigação teve como objetivos a) fazer um levantamento de competências a ser trabalhadas na disciplina de Coro no decorrer do 1º CEB, no 2º e 3º CEB e Secundário (entre os 6 e os 18 anos), b) compreender os critérios de seleção de repertório no Coro e a sua função no desenvolvimento dessas competências e c) a influência de Borba e do seu legado pedagógico e musical. A Intervenção Pedagógica teve como objetivos a) selecionar e analisar o repertório de Tomás Borba do Canto Coral nas Escolas, articulando-o com as competências a desenvolver no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, b) desenvolver musical e vocalmente os alunos, tendo em consideração o seu nível de aprendizagens, através do repertório de Borba e c) aferir a resposta dos alunos à prática do repertório de Tomás Borba e perceber a atualidade da sua música no contexto do Ensino Artístico Especializado. A metodologia utilizada foi a investigação-ação, que prima pela definição cíclica entre reflexão-prática-reflexão. O Projeto intervencionado na disciplina de Classe de Conjunto – Coro. Foi planificado para ser aplicado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, com 14 rapazes e 11 meninas com idades entre os 7 e 8 anos e uma turma de 2º Ciclo de Ensino Básico, com 21 meninas e 19 rapazes entre os 10 e os 12 anos. Todos os alunos iniciaram a aprendizagem no Coro com 6 anos de idade. A intervenção inicialmente planificada foi alterada devido à suspensão das atividades letivas, no seguimento do confinamento obrigatório decretado a 13 de março de 2020, como medida de contenção da pandemia da covid-19. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: análise de seis canções de Borba, questionário a docentes do Ensino Artístico Especializado e entrevistas a especialistas na área. Com esta investigação procurou-se perceber de que forma pode o repertório de Tomás Borba contribuir para o desenvolvimento de competências na disciplina de Coro do Ensino Artístico Especializado em Música.
As part of the professional internship related to the master’s degree curriculum in Music Teaching of University of Minho, a Supervised Pedagogical Intervention was implemented throughout the school year of 2019/2020. The subject selected for this Project was Classe de Conjunto – Coro (Choir), M32 recruitment group. The investigation had the following purposes: a) conduct a research about the competencies that should be developed in the subject of Choir throughout Elementary, Middle and High School (from 6 to 18 years old), b) understand the choral repertoire selection criteria and its role in developing these skills and c) Tomás Borba’s influence in the present practices and his pedagogical and musical legacy. The pedagogic intervention aimed at: a) select and examine Tomás Borba’s repertoire from Canto Coral nas Escolas, connecting it with the competencies developed in Elementary and Middle School classes, b) develop student’s vocal skills and musicianship through Borba’s repertoire, reflecting on their learning level, and c) assess student’s reaction to the practice of Borba’s repertoire and perceive his music validity in the context of Specialized Artistic Teaching. The methodology employed in the present Pedagogic Intervention was Action research, that features the cyclic procedure of reflection-action-reflection. The plan was designed for Choir, with an Elementary School class made by 14 boys and 11 girls from 7 to 8 years old, and with a Middle School class formed by 21 girls and 19 boys between 10 and 12 years of age. The initial Intervention was modified, due to school activities sustention following the mandatory lockdown dictated on March 13th, 2020, related to covid-19 pandemic. The following data was collected and studied: the analysis of six Borba’s songs, an inquiry to Specialized Artistic Teaching choir teachers and interviews to experts from this subject. This research sought to understand in what ways can Borba’s repertoire contribute to the development of skills in Choir within the Specialized Artistic Music Teaching.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78268
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Lucia Gameiro Carvalho.pdf20,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID