Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78336

TítuloA inclusão do flautim no ensino especializado da música
Outro(s) título(s)The inclusion of the piccolo in the specialized music education
Autor(es)Teixeira, Miguel Alexandre da Rocha
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino especializado de música
Flauta transversal
Flautim
Flute
Piccolo
Specialized music education
Data2021
Resumo(s)Este projeto foi realizado no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Música, Especialidade de instrumento, da Universidade do Minho. A temática foi escolhida após ter sido identificado que os vários alunos acompanhados nas aulas da disciplina de Instrumento (Flauta Transversal) no contexto do estágio profissional, não tinham, até então, nenhum tipo de aprendizagem estruturada no que diz respeito ao Flautim, no entanto, tocavam este instrumento na disciplina de Classe de Conjunto (Orquestra) que frequentavam. Com o objetivo informar os alunos sobre o Flautim, o seu relevo e especificidades, procurando, ainda, que estes desenvolvessem curiosidade pelo mesmo e procurassem, consequentemente soluções para o aperfeiçoamento da sua performance, de forma acompanhada a par da sua aprendizagem empírica foi realizada no decorrer do plano de intervenção uma apresentação sobre este instrumento e um inquérito realizado aos alunos. Do ponto de vista da investigação procurou-se conhecer a historia do Flautim e o seu repertório, averiguar o estado do ensino do Flautim nos diferentes níveis do ensino especializado de música em Portugal ao nível dos programas e das práticas pedagógicas, avaliar as vantagens e desvantagens da aprendizagem de Flautim e ainda procurar perceber o estado do ensino do Flautim noutros países. Foi então realizada uma revisão biliográfica sobre o tema, analisou-se programas de Flauta Transversal em escolas de ensino especializado de música, realizou-se um inquérito por questionário a professores sobre o ensino de Flautim e foram entrevistados dois professores de Flauta Transversal. Com base na recolha de dados, foi possível identificar a ausência generalizada da inclusão do Flautim nos planos curriculares das escolas de ensino especializado de música, ao nível nacional, e ainda a ausência de conhecimento de como ultrapassar problemas relacionados com a prática deste instrumento, por parte dos alunos que participaram neste projeto. Foi, ainda, registada falta de estimulo no contexto escolar, para o conhecimento de repertório e das potencialidades do Flautim. Os resultados da análise de dados permitiram observar que todos os professores de Flauta Transversal inquiridos consideraram vantajosa a aprendizagem de Flautim em contexto escolar e que seria positivo incluir a aprendizagem do mesmo nos programas curriculares da disciplina que lecionam, sendo ainda possível aferir que a aprendizagem de Flautim deveria acontecer especialmente no ensino básico( 5º a 9º anos) e secundário (10º a 12º anos).
This research project was implemented under the internship of the Master Degree in Music Teaching in Universidade do Minho. The subject was chosen after it was identified that some flute students observed during this internship had not had, up to then, an orientated learning of the piccolo, nonetheless they played it in the Ensemble Playing (Orquestra) classes. With the aim of informing the students about the piccolo, its importance and the specificities, while encouraging them to develop their curiosity, the teacher guided them to seek for solutions to improve their performance. Besides their empirical learning, during the project of intervention a presentation about this instrument was held and the participants answered a survey. With regard to investigation, I sought to know the history of the piccolo, its repertoire and look into the state of its teaching, in Portugal, concerning pedagogical practices, understand the advantages and disadvantages of learning the piccolo as well as comparing it with other countries. Therefore, a bibliographic review on the subject was carried out, Transversal Flute programs of the specialized music schools were analyzed, an inquiry about the teaching of Piccolo was answered by flute teachers, and two Transversal Flute teachers were interviewed. Based on the data collection, the lack of inclusion of the Piccolo in the program of specialized music schools was evident, at national level as well as the lack of knowledge of how to overcome problems related to the performance of this instrument, on the part of the students who participated in this project. A lack of encouragement in the school context regarding Piccolo's repertoire and its potential was also registered. The results of the data analysis showed that all the flute teachers surveyed considered the learning of Piccolo to be beneficial in the school context and that it would be positive to include its learning in the curricular programs of the subject they teach, especially in the basic (5th to 9th grade) and secondary (10th to 12th grade) education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78336
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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