Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78341

TítuloA pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado
Outro(s) título(s)French flute pedagogy in elementary and secondary specialized music education
Autor(es)Santos, Catarina Isabel da Cunha
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveFlauta transversal
Pedagogia francesa
Sonoridade
Interpretação
Articulação
Flute
French flute pedagogy
Sound quality
Interpretation
Articulation
Data12-Nov-2021
Resumo(s)Este relatório de estágio centra-se na temática A pedagogia francesa da Flauta Transversal no Ensino Básico e Secundário e descreve um projeto de intervenção pedagógica que foi realizado no Conservatório de Guimarães, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto foi implementado com alunos de Flauta Transversal do 3º Ciclo e do Curso Secundário do Conservatório de Guimarães. Teve como principal finalidade o desenvolvimento da pedagogia francesa da Flauta Transversal no contexto do Ensino Básico e Secundário em Portugal. Esta, baseia-se numa perspetiva integrada das aprendizagens, procurando apresentar uma proposta pedagógica de práticas inclusivas, favorecedoras do sucesso educativo nesta área. A investigação procurou identificar a contribuição da aplicação das práticas típicas da tradição francesa no ensino da Flauta Transversal ao nível técnico e expressivo no ensino artístico especializado de música em Portugal. Procurou também entender de que forma a estruturação do que a tradição francesa denomina de “estudo inteligente” proporciona ou não melhores resultados na aprendizagem musical dos alunos de Flauta do ensino especializado. Numa fase inicial foram explicados aos alunos os objetivos da pedagogia francesa, os seus precursores, a sua história e a sua importância na evolução técnica do instrumento e da performance. De seguida foram postos em prática métodos dos pedagogos mais influentes. Estes métodos incidiam essencialmente sobre a sonoridade, a articulação do instrumento, a perceção musical e estilística das obras e o conceito de “método de estudo inteligente”. Foram recolhidos dados de observação e de inquéritos aos alunos sobre os impactos desta pedagogia na sua performance. Ao longo da intervenção e nos resultados dos inquéritos foi visível a motivação dos alunos com o contacto e experimentação das técnicas francesas, e a importância das mesmas no seu desenvolvimento técnico-musical. Os resultados finais foram bastante positivos nos alunos intervencionados, havendo uma melhoria significativa na execução da sonoridade, articulação e perceção da agógica musical, bem como no estilo de cada obra executada.
This Practicum Report focuses on the theme of French Flute Pedagogy in Elementary and Secondary Specialized Music Education and it describes a pedagogical intervention project that was developed during the Master of Music Teaching Program at the University of Minho. The project was carried out with 3rd Cycle students (13 to 15 year olds) and with Secondary level students (16 to 18 year olds) at Guimarães Conservatory. The main goal was the development of French Flute Pedagogy in the context of Portuguese Elementary and Secondary school programs. This pedagogy is based on an integrated perspective of the learning process and on inclusive practices that favor educational success. The research project tried to identify the contributions of the main lines of French Flute Pedagogy in specialized music education in Portugal at the technical and expressive levels. It also aimed at understanding in which ways the so called “intelligent practice” promoted by French Flute Pedagogy might improve the learning results of Flute students of specialized schools. At an initial phase the students were introduced to the main goals of French Flute Pedagogy, its pedagogues, its history and its importance for the technical and performative evolution of the instrument. Afterwards the main methods of the most influential French Flute Pedagogues were implemented in class. These methods have a particular focus on sound quality, articulation, musical and stylistic perception of the works and on “intelligent practice routines”. Observation and student questionnaire data were collected with the intent of analyzing the impacts of this pedagogy on performance. Along the pedagogical intervention and also in the results of the questionnaires student motivation caused by contacting with the French techniques and by understanding their importance for technical and expressive development was visible. The final results of the project were very positive and the students participating showed a significant improvement in their sound quality, their articulation, their perception of music agogics, and their interpretation of the style of each work.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78341
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Isabel da Cunha Santos.pdf2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID