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https://hdl.handle.net/1822/78341
Título: | A pedagogia francesa da flauta transversal no ensino básico e secundário especializado |
Outro(s) título(s): | French flute pedagogy in elementary and secondary specialized music education |
Autor(es): | Santos, Catarina Isabel da Cunha |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Flauta transversal Pedagogia francesa Sonoridade Interpretação Articulação Flute French flute pedagogy Sound quality Interpretation Articulation |
Data: | 12-Nov-2021 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio centra-se na temática A pedagogia francesa da Flauta Transversal
no Ensino Básico e Secundário e descreve um projeto de intervenção pedagógica que foi realizado
no Conservatório de Guimarães, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do
Minho. O projeto foi implementado com alunos de Flauta Transversal do 3º Ciclo e do Curso
Secundário do Conservatório de Guimarães. Teve como principal finalidade o desenvolvimento da
pedagogia francesa da Flauta Transversal no contexto do Ensino Básico e Secundário em Portugal.
Esta, baseia-se numa perspetiva integrada das aprendizagens, procurando apresentar uma
proposta pedagógica de práticas inclusivas, favorecedoras do sucesso educativo nesta área. A
investigação procurou identificar a contribuição da aplicação das práticas típicas da tradição
francesa no ensino da Flauta Transversal ao nível técnico e expressivo no ensino artístico
especializado de música em Portugal. Procurou também entender de que forma a estruturação do
que a tradição francesa denomina de “estudo inteligente” proporciona ou não melhores resultados
na aprendizagem musical dos alunos de Flauta do ensino especializado. Numa fase inicial foram
explicados aos alunos os objetivos da pedagogia francesa, os seus precursores, a sua história e a
sua importância na evolução técnica do instrumento e da performance. De seguida foram postos
em prática métodos dos pedagogos mais influentes. Estes métodos incidiam essencialmente sobre
a sonoridade, a articulação do instrumento, a perceção musical e estilística das obras e o conceito
de “método de estudo inteligente”. Foram recolhidos dados de observação e de inquéritos aos
alunos sobre os impactos desta pedagogia na sua performance. Ao longo da intervenção e nos
resultados dos inquéritos foi visível a motivação dos alunos com o contacto e experimentação das
técnicas francesas, e a importância das mesmas no seu desenvolvimento técnico-musical. Os
resultados finais foram bastante positivos nos alunos intervencionados, havendo uma melhoria
significativa na execução da sonoridade, articulação e perceção da agógica musical, bem como no
estilo de cada obra executada. This Practicum Report focuses on the theme of French Flute Pedagogy in Elementary and Secondary Specialized Music Education and it describes a pedagogical intervention project that was developed during the Master of Music Teaching Program at the University of Minho. The project was carried out with 3rd Cycle students (13 to 15 year olds) and with Secondary level students (16 to 18 year olds) at Guimarães Conservatory. The main goal was the development of French Flute Pedagogy in the context of Portuguese Elementary and Secondary school programs. This pedagogy is based on an integrated perspective of the learning process and on inclusive practices that favor educational success. The research project tried to identify the contributions of the main lines of French Flute Pedagogy in specialized music education in Portugal at the technical and expressive levels. It also aimed at understanding in which ways the so called “intelligent practice” promoted by French Flute Pedagogy might improve the learning results of Flute students of specialized schools. At an initial phase the students were introduced to the main goals of French Flute Pedagogy, its pedagogues, its history and its importance for the technical and performative evolution of the instrument. Afterwards the main methods of the most influential French Flute Pedagogues were implemented in class. These methods have a particular focus on sound quality, articulation, musical and stylistic perception of the works and on “intelligent practice routines”. Observation and student questionnaire data were collected with the intent of analyzing the impacts of this pedagogy on performance. Along the pedagogical intervention and also in the results of the questionnaires student motivation caused by contacting with the French techniques and by understanding their importance for technical and expressive development was visible. The final results of the project were very positive and the students participating showed a significant improvement in their sound quality, their articulation, their perception of music agogics, and their interpretation of the style of each work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78341 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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