Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78370

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbeijón, Ricardo Iván Barcelópor
dc.contributor.authorPeixoto, Nuno Rodrigo Pereira da Rochapor
dc.date.accessioned2022-06-13T14:18:24Z-
dc.date.available2022-06-13T14:18:24Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.date.submitted2021-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78370-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractA elaboração deste relatório apresentou-se como etapa fundamental após a realização do estágio profissional, unidade curricular inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este documento teve como objetivo documentar pormenorizadamente a ação realizada durante o estágio, prevista e planeada no projeto de intervenção pedagógica supervisionada. Com objetivo de fundamentar e justificar a nossa intervenção, elaboramos um enquadramento teórico, abordando inicialmente as figuras de linguagem, em específico a metáfora e a comparação, procurando esclarecer qual o papel e funções do figurativismo na linguagem. Durante a intervenção focámo-nos essencialmente na comunicação verbal entre o professor e aluno, através do uso de figuras de linguagem, sendo esta a ferramenta para o ensino de mecanismos. As figuras de linguagem utilizadas foram coletadas através de questionários realizados a docentes de guitarra clássica do ensino vocacional de música de todo o país. Aplicámos estas para o ensino de mecanismos a alunos numa fase inicial da aprendizagem, ou num contexto corretivo, a alunos que já apresentavam bases técnicas mais aprofundadas. Verificámos que a utilização de figuras de linguagem como ferramenta para o ensino de mecanismo é particularmente eficaz com alunos de iniciação musical, ou nos primeiros anos de formação. Neste trabalho foi também realizado um questionário a um grupo de docentes com experiência no ensino de guitarra clássica, sobre a pertinência da utilização de figuras de linguagem durante as aulas. A maioria dos intervenientes revelou utilizar este recurso frequentemente, particularmente para o ensino da técnica.por
dc.description.abstractThe making of this report was a fundamental task, after completing the professional internship of the master’s degree in Music Teaching of the Education Institute of University of Minho. This document purpose was to describe in detail our action during the internship, planned previously in our project of intervention. To justify and elaborate on our intervention, we made a theoretical framework about speech figures, focusing specially on the metaphor, the comparison, and the analogy, searching to find the role and functions of figurativism in language. During the intervention we focused essentially on the verbal communication between the teacher and the student, using exclusively speech figures, as our tool to teach mechanisms in classical guitar. The speech figures used were collected from questionnaires we did to experienced teachers of classical guitar all over the country. We applied these figures to teach mechanisms in early stages of learning, or in a context of correcting difficulties and mistakes, to students that already had some kind technical background. We found that the use of speech figures to teach mechanisms in classical guitar is more efficient with young students that are in the beginning stages of learning, or in the first years of playing. In this work we also did questionnaires to experienced teachers about the utility of using speech figures to teach guitar. Most of them answered that they used this tool frequently, particularly to teach technique.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino da guitarra clássicapor
dc.subjectFiguras de linguagempor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectTécnica instrumentalpor
dc.subjectClassical guitar teachingpor
dc.subjectImaginationpor
dc.subjectInstrumental techniquepor
dc.subjectMetaphorpor
dc.subjectSpeech figurespor
dc.titleO uso de figuras de linguagem para ensinar mecanismos na guitarra clássicapor
dc.title.alternativeThe use of speech figures to teach fundamental mechanisms in classical guitarpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202996298por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nuno Rodrigo Pereira da Rocha Peixoto.pdf3,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID