Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78371
Título: | Transversalidade nas disciplinas de formação musical e coro para o desenvolvimento de competências rítmicas |
Outro(s) título(s): | Transversality in the contents and teaching materials of the disciplines ear training and choir for the development of rhythmic skills |
Autor(es): | Gomes, Francisco Correia |
Orientador(es): | Ruiz, Janete Conceição Soares Costa |
Palavras-chave: | Formação musical Interdisciplinaridade Pedagogias ativas Ritmo Transversalidade Active pedagogies Interdisciplinarity Music training Rhythm Transversality |
Data: | 12-Nov-2021 |
Resumo(s): | Este relatório foi elaborado através da aplicação de um projeto de intervenção pedagógica que
teve por base uma metodologia investigação-ação e inserido no Estágio Profissional realizado no
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música
da Universidade do Minho, ano letivo 2019-2020, no grupo de recrutamento M28 (Formação Musical).
Partindo da premissa de que os vários elementos que constituem a música estão presentes,
simultaneamente, em várias disciplinas do currículo do ensino artístico especializado, os objetivos da
investigação passaram por perceber qual o impacto que a exploração de conteúdos transversais tem no
desenvolvimento dos alunos, verificar se os professores fazem esta exploração nas suas práticas
pedagógicas e promover uma reflexão sobre a interdisciplinaridade.
A investigação realizada apoiou o desenvolvimento do enquadramento teórico onde está incluído
uma exposição do contexto histórico e evolução da disciplina Formação Musical. De seguida, foram
abordados os conceitos de transversalidade, disciplina e diferentes níveis de interdisciplinaridade. Por
último, realizou-se uma exploração à didática, vivência e perceção do ritmo enquanto componente da
música e a pedagogos cujas pedagogias ativas encontram no ritmo um dos seus principais elementos.
A intervenção pedagógica foi, infelizmente, afetada pela pandemia SARS-CoV-2 que impediu a
lecionação presencial a partir do dia 15 do mês de março de 2020. Por este motivo, não foram realizadas
todas as sequências pedagógicas planeadas para a aplicação do tema. Apesar deste fator, os resultados
obtidos nas poucas aulas lecionadas permitiram retirar algumas informações sobre o tema.
Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados: observações de aulas; um inquérito
destinado a professores de Formação Musical; cinco entrevistas realizadas a professores de Formação
Musical.
Os resultados obtidos nas intervenções pedagógicas demonstraram maior facilidade na
aprendizagem e desenvolvimento de elementos e capacidades rítmicas e também maior motivação e
dinamismo. Já os resultados obtidos através da investigação demonstraram uma aceitação grande em
relação ao ensino interdisciplinar na disciplina de Formação Musical. Demonstra, também, a opinião
positiva dos docentes no que toca a conteúdos e materiais transversais às disciplinas de Formação
Musical e Coro e o seu benefício no desenvolvimento de competências rítmicas. This report was drawn up by the application of a pedagogical intervention project based on an action-research methodology, included in the Professional Internship held at the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian in Braga, for a master’s degree in music education at the University of Minho, school year 2019-2020, in the recruitment group M28 (Ear Training). Starting from the premise that the various elements that combine music are simultaneously present in various disciplines of the specialized arts education curriculum, the aims of the investigation were: to define what impact the exploration of transversal content has on the development of students, verify if the teachers make this exploration in their pedagogical practices and promote a reflection on interdisciplinarity. The research supported a development of a theoretical framework in which the historical context of the Ear Training subject and its evolution are developed. Next in order, the concepts of transversality, discipline, and different levels of interdisciplinarity. Finally, an approach to teaching, experiences and the perception of the rythm as a component of music and to pedagogues whose active pedagogies have in rhythm its principal element. The pedagogical intervention was, unfortunately, affected by the SARS-CoV-2 pandemic, which prevented the lecturing of the classroom from March. For this reason, not all the pedagogical sequences planned for the theme application have been carried out. Despite that, the results obtained in the few lessons taught have made it possible to remove some information on the theme. As data collection instruments, the following have been used: classroom observations; a survey for Ear Training Teachers; five interviews held with teachers of Ear Training subject. The results obtained through the investigation showed a great acceptance in relation to the interdisciplinary teaching in the Ear Training subject, as well as in the other disciplines. It also demonstrates the positive opinion of teachers regarding the contents and materials transversal to the disciplines of Ear Training and Choir and its benefit in the development of rhythmic skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78371 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco Correia Gomes.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons