Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78445

TítuloCompêndio de materiais didáticos tecnológicos de complemento ao currículo da tuba no ensino especializado da música
Outro(s) título(s)Compendium of technological teaching materials to complement the tuba curriculum in specialized music education
Autor(es)Coelho, Cláudio Rafael Magalhães
Orientador(es)Aroso, Nuno
Palavras-chaveEnsino-aprendizagem
Tecnologia
Materiais didáticos tecnológicos
Tuba
Teaching-learning
Technology
Technological teaching materials
Tub
Data14-Dez-2021
Resumo(s)O presente relatório de estágio incide na temática: materiais didáticos tecnológicos. Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. O projeto foi realizado durante o estágio profissional que decorreu na Escola Artística do Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2020/2021 com três alunos da disciplina de tuba/eufónio (grupo de recrutamento M22). A investigação de natureza investigação-ação teve como foco investigativo aferir os benefícios dos materiais didáticos tecnológicos no ensino aprendizagem da tuba e apresentar um compêndio de materiais didáticos de natureza tecnológica que visa complementar os currículos de tuba do ensino especializado da música. Fora do contexto de estágio foi ainda recolhida a opinião de professores de tuba/eufónio do ensino artístico nacional sobre o que consideram acerca dos materiais didáticos tecnológicos no ensino-aprendizagem da tuba. Após a recolha e análise dos dados gerados através de questionários, foi compreendido que os materiais didáticos tecnológicos contribuem para a aquisição dos conteúdos, motivam os alunos na sala de aula e na sua prática individual, ajudam a desenvolver a autonomia e auxiliam nas metodologias e estratégias pedagógicas do professor, cumprindo assim com os objetivos estipulados.
This internship report focuses on the theme: technological teaching materials. This work arises under the Master in Music Teaching at the University of Minho. The project was carried out during the internship that took place in the Artistic School of Music Conservatory of Porto during the academic year 2020/2021 with three students of tuba/euphonium discipline (recruitment group M22). The research of action-research nature had as investigative focus to assess the benefits of technological teaching materials in the teaching-learning of the tuba and present a compendium of teaching materials of technological nature that aims to complement the tuba curricula of the specialized teaching of music. Outside the internship context, we also collected the opinion of tuba/euphonium teachers from the national artistic education on what they consider about technological teaching materials in the teaching-learning of the tuba. After collecting and analyzing the data generated through questionnaires, it was understood that technological teaching aids contribute to the acquisition of content, motivate students in the classroom and in their individual practice, help develop autonomy, and assist in the teacher's pedagogical methodologies and strategies, thus fulfilling the stipulated objectives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78445
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Claudio Rafael Magalhaes Coelho.pdf1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID