Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78563

TítuloA comunicação digital das empresas em tempo de COVID-19: estudo de caso de clientes da agência Hovo Comunicativo
Outro(s) título(s)The digital communication of companies during COVID-19: a case study of clients from the Hovo Comunicativo agency
Autor(es)Silva, Solange Cerqueira
Orientador(es)Pereira, Sara
Palavras-chaveAgência de comunicação Hovo Comunicativo
Comunicação digital
COVID-19
Empresas
Communication agency Hovo Comunicativo
Digital communication
Companies
Data17-Jan-2022
Resumo(s)Em março de 2020, sem aviso de chegada, a pandemia COVID-19 veio alterar e afetar drasticamente o quotidiano da sociedade portuguesa. O seu impacto fez-se sentir em várias áreas e setores de atividades, como a saúde (sendo a área mais afetada), a economia, a educação, o turismo, etc. As empresas não foram exceção e, de um dia para o outro, foram obrigadas a fechar temporariamente as suas portas, transferindo os seus negócios para o online. O meio digital passou a ser a forma predominante e mais fácil de comunicarem com os seus públicos/clientes, mais concretamente através dos canais de comunicação digitais (website, redes sociais, e-mail marketing, entre outros). Tendo como ponto de partida o estágio curricular realizado na agência de comunicação Hovo Comunicativo em pleno período de pandemia, este trabalho académico pretende estudar a comunicação digital das empresas em tempo de COVID-19, tomando como estudo de caso 10 empresas-clientes da agência Hovo Comunicativo. Partindo do paradigma interpretativo e de uma metodologia qualitativa, este estudo tem por base o método de estudo de caso e como técnica de análise de dados a análise de conteúdo por categorias temáticas. Para o desenvolvimento do estudo de caso recorreu-se à realização de entrevistas semiestruturadas ao CEO, à diretora criativa e à gestora de conteúdos da agência, bem como a 10 responsáveis e a dois profissionais de comunicação das empresas em estudo. Recorreu-se ainda à análise das páginas destas organizações na rede social Facebook, no período entre 1 de janeiro a 31 de julho de 2020. Perante os resultados obtidos, pode-se afirmar que as empresas-clientes da Hovo Comunicativo tiveram necessidade de adaptar a sua comunicação com o aparecimento da pandemia. Neste processo, os canais de comunicação digitais tiveram um papel fundamental na reinvenção / adaptação da comunicação das organizações, permitindo que os seus negócios continuassem abertos, mas de um modo digital.
In March 2020, with no arrival notice, the COVID-19 pandemic changed and drastically affected the daily life of Portuguese society. Its impact was felt in various areas and sectors of activities, such as health (being the most affected area), economy, education, tourism, etc. Companies were no exception and, overnight, were forced to temporarily close their doors, moving their businesses online. The digital medium has become the predominant and easiest way to communicate with its audiences/customers, more specifically through digital communication channels (website, social networks, email marketing, among others). Taking as a starting point the curricular internship carried out at the communication agency Hovo Comunicativo during the pandemic period, this academic work aims to study the digital communication of companies during COVID-19, taking as a case study 10 client-companies of the agency Hovo Comunicativo. Starting from the interpretive paradigm and a qualitative methodology, this study was based on the case study method and as a data analysis technique the content analysis by thematic categories. For the development of the case study, semi-structured interviews were carried out with the CEO, the creative director and the agency's content manager, as well as 10 managers and two communication professionals from the companies under study. An analysis was also made of the pages of these organizations on the Facebook social network, in the period between January 1st and July 31st, 2020. Based on the results obtained, it can be said that Hovo Comunicativo's client companies needed to adapt their communication with the onset of the pandemic. In this process, digital communication channels played a fundamental role in the reinvention / adaptation of communication organizations, allowing their businesses to remain open, but digitally.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78563
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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Solange Cerqueira Silva.pdfRelatório de estágio de mestrado5,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

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