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https://hdl.handle.net/1822/78752
Título: | Ensino e aprendizagem de programação: estudo de caso no Ensino Superior |
Outro(s) título(s): | Teaching and learning programming: a case study in Higher Education |
Autor(es): | Morais, Ceres Germanna Braga |
Orientador(es): | Osório, António José Mendes Neto, Francisco Milton |
Palavras-chave: | Desafios Ensino de Informática Ensino e aprendizagem de programação Ensino Superior Estudo de Caso Case Study Challenges Computer Science Teaching Higher Education Teaching and Learning of Programming |
Data: | 3-Mai-2022 |
Resumo(s): | O processo de ensino e aprendizagem de programação é uma tarefa complexa que coloca
desafios importantes a docentes e discentes. Ensinar a programar exige do professor uma forte
demanda de interação a fim de atender, acompanhar, mediar e avaliar individualmente os alunos e
suas atividades, e escolher os caminhos mais adequados para manter a motivação, o envolvimento e o
bom desempenho destes. Aprender a programar é um processo complexo pois envolve diversas
singularidades do domínio da programação, exige dos estudantes a prática constante e conhecimentos
e habilidades específicos tais como interpretação e resolução de problemas. Esses aspectos podem
dificultar o processo, causando desmotivação e frustração de docentes e discentes, bem como a
desistência e reprovação nas Unidades Curriculares. Diante do exposto, nessa pesquisa tivemos como
objetivo compreender ‘como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de programação no Ensino
Superior’, a fim de inventariar metodologias e ferramentas, caracterizar os fatores que influenciam na
aprendizagem, explicitar os conhecimentos e habilidades necessários para aprender a programar e
identificar as dificuldades enfrentadas por professores e alunos e o que estas dificuldades podem
acarretar. A investigação é de natureza mista e teve como abordagem metodológica a realização de um
estudo de caso único. Para tanto, selecionamos documentos e realizamos a aplicação de questionários
e entrevistas a estudantes e professores de um curso superior na área de Informática no contexto
brasileiro. Após a recolha de dados procedemos à análise e interpretação de conteúdo. Em seguida
efetuamos a triangulação das fontes de evidências, categorizados à luz da fundamentação teórica e de
acordo com os parâmetros ‘O que’, ‘Quem’, ‘Quando’, ‘Onde’, ‘Porque’, ‘Como’ e ‘Quanto’, baseados
no framework 5W2H, a fim de compreender os sentidos dos dados e como eles respondem a questão
central da tese. O estudo identifica contributos relacionados aos objetivos elencados, de forma que os
resultados obtidos podem servir de suporte para a construção de novos conhecimentos para o
desenvolvimento de estratégias que possam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de
programação. The process of teaching and learning programming is a complex task that poses important challenges to teachers and students. Teaching programming requires a strong demand for interaction from the teacher to attend, monitor, mediate, and evaluate individually the students and their activities, and to choose the most appropriate ways to maintain their motivation, involvement, and good performance. Learning to program is a complex process because it involves several singularities of the programming domain, demands from the students constant practice and specific knowledge and skills such as interpretation and problem solving. These aspects can hinder the process, causing demotivation and frustration for teachers and students, as well as dropout and failure in the Curricular Units. Considering the above, in this research we aimed to understand 'how the process of teaching and learning programming occurs in Higher Education', to inventory methodologies and tools, characterize the factors that influence learning, explain the knowledge and skills required to learn to program, and identify the difficulties faced by teachers and students and what these difficulties may entail. The research is mixed in nature and its methodological approach was a single case study. To do so, we selected documents and carried out the application of questionnaires and interviews to students and teachers of a higher education course in the area of Computer Science in the Brazilian context. After data collection we proceeded to content analysis and interpretation. Then we carried out the triangulation of the sources of evidence, categorized in the light of the theoretical foundation and according to the parameters 'What', 'Who', When', 'Where', 'Why', 'How' and 'How Much', based on the 5W2H framework, in order to understand the meanings of the data and how they answer the central question of the thesis. The study identifies contributions related to the listed objectives, so that the results obtained can serve as support for the construction of new knowledge for the development of strategies that can contribute to the process of teaching and learning programming. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78752 |
Acesso: | Acesso aberto |
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