Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7884
Título: | A qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade |
Autor(es): | Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Investigação Educação Qualitativo Credibilidade Transferibilidade Reliability |
Data: | Abr-2008 |
Editora: | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
Citação: | "Revista Educação Unisinos". ISSN 1519-387X.12:1 (Jan./Abr. 2008) 1-16. |
Resumo(s): | Este artigo tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade de investigadores na área das Ciências da Educação para a necessidade da adopção de critérios específicos para a aferição da qualidade científica dos estudos de natureza interpretativa. Nesse sentido, definidos os conceitos básicos, equacionaremos a perspectiva de diferentes autores relativamente à polémica questão da necessidade (ou não) de se aferirem standards de rigor para a avaliação da qualidade científica de estudos qualitativos, posição que defendemos incondicionalmente. Por último, serão apresentadas “estratégias de verificação” que, se adoptadas pelo investigador no decurso de uma pesquisa qualitativa, podem ajudar a garantir a credibilidade dos resultados obtidos e a qualidade científica do estudo realizado. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7884 |
ISSN: | 1519-387X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
005a015_ART01_Coutinho[rev_OK].pdf | 668,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |