Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7884

TítuloA qualidade da investigação educativa de natureza qualitativa : questões relativas à fidelidade e validade
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveInvestigação
Educação
Qualitativo
Credibilidade
Transferibilidade
Reliability
DataAbr-2008
EditoraUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Citação"Revista Educação Unisinos". ISSN 1519-387X.12:1 (Jan./Abr. 2008) 1-16.
Resumo(s)Este artigo tem como objectivo principal sensibilizar a comunidade de investigadores na área das Ciências da Educação para a necessidade da adopção de critérios específicos para a aferição da qualidade científica dos estudos de natureza interpretativa. Nesse sentido, definidos os conceitos básicos, equacionaremos a perspectiva de diferentes autores relativamente à polémica questão da necessidade (ou não) de se aferirem standards de rigor para a avaliação da qualidade científica de estudos qualitativos, posição que defendemos incondicionalmente. Por último, serão apresentadas “estratégias de verificação” que, se adoptadas pelo investigador no decurso de uma pesquisa qualitativa, podem ajudar a garantir a credibilidade dos resultados obtidos e a qualidade científica do estudo realizado.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7884
ISSN1519-387X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
005a015_ART01_Coutinho[rev_OK].pdf668,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID