Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78879
Título: | Práticas pedagógicas em ensino online: um estudo de caso numa escola profissional |
Outro(s) título(s): | Pedagogical practices in online teaching: a case study in a professional school |
Autor(es): | Lopes, Eliana Filipa Marques |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Ensino online Práticas pedagógicas Tecnologia educativa Estratégias de ensino Ensino profissional Online education Pedagogical practices Educational technology Teaching strategies Professional education |
Data: | 2022 |
Resumo(s): | Este estudo foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências de Educação, área de especialização em
Tecnologia Educativa, do Instituto de Educação da Universidade de Minho, e visou caracterizar o tipo
de recursos e de práticas pedagógicas adotadas pelos professores de uma Escola Profissional do norte
de Portugal, durante os períodos de ensino online nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021,
decorrentes dos períodos de confinamento, associados à pandemia Covid-19. A metodologia de
investigação assumiu a forma de um estudo de caso, tendo como técnicas de recolha de dados o
inquérito por questionário online e a realização de entrevistas individuais. Os instrumentos de recolha
foram o questionário, desenvolvido e validado especificamente para este estudo, e o guião da
entrevista. Enviou-se o questionário, via e-mail, a 64 professores da Escola Profissional. Foram
realizadas também 10 entrevistas individuais, correspondendo à totalidade de professores que
manifestaram a sua disponibilidade nesse sentido. Através da análise dos dados coletados, foi possível
identificar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores nos dois momentos de ensino online, os
principais desafios com que os mesmos se defrontaram e as diferenças que existiram nas suas
práticas pedagógicas, nestes dois períodos de ensino online.
Pudemos perceber que, na Escola Profissional em que se desenvolveu este estudo, o primeiro
momento de ensino online em março de 2020, implicou um processo de descoberta e de
experimentação. Os dados permitiram concluir que, no segundo período de ensino online, em
2020/2021, os professores sentiram-se mais seguros das suas práticas pedagógicas online, utilizaram
outras estratégias de ensino e diversificaram as suas aulas, conseguindo, assim, na sua opinião,
manter os alunos mais participativos e mais motivados. Este estudo permitiu também identificar os
problemas e desafios enfrentados pelos professores quanto às práticas pedagógicas de ensino online,
durante os dois anos letivos em análise, possibilitando, ainda, identificar as principais mudanças
registadas e os fatores que contribuíram para as mesmas. This study is part of the Master's in Educational Sciences, specialization area in Educational Technology, of the Institute of Education of the University of Minho, which aimed to characterize the type of resources and pedagogical practices adopted by teachers of a Vocational School in northern Portugal, during the periods of online teaching in the school years 2019/2020 and 2020/2021, resulting from the periods of confinement associated with the Covid-19 pandemic. The research methodology took the form of a case study, with the online questionnaire survey and individual interviews as data collection techniques. The collection instruments were the questionnaire, developed and validated specifically for this study, and the interview script. The questionnaire was sent, by e-mail, to 64 teachers at the Vocational School (who taught in the 2019/2020 and 2020/2021 school years) and 23 responses were obtained, corresponding to a 35,93% return rate. Ten individual interviews were also conducted, corresponding to the totality of teachers who expressed their availability in this regard. Through the analysis of the data collected, it was possible to identify the pedagogical practices adopted by teachers in the two periods of online teaching, during the 2019/2020 and 2020/2021 school years, the main challenges they faced, and the differences that existed in the teachers practices in the two periods of online teaching. We could see that, in the Vocational School where this study was developed, the first moment of online teaching in March 2020 involved a process of discovery and experimentation. The data allowed us to conclude that, in the second period of online teaching, in 2020/2021, teachers felt more confident in their online pedagogical practices, used other teaching strategies and diversified their classes, thus managing, in their opinion, to keep students more participative and more motivated. This study also made it possible to identify the problems and challenges faced by teachers regarding online teaching practices during the two academic years under analysis, and to identify the main changes registered and the factors that contributed to them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78879 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_ELIANA+FILIPA+MARQUES+LOPES.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons