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TítuloInovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugal
Autor(es)Pacheco, Pedro Miguel Lapo
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveJornalismo
Inovação de modelo de negócio
Gestor
Cognitivo
Criação de valor
Journalism
Business model innovation
Manager
Cognitive
Value creation
Data22-Jun-2022
Resumo(s)O jornalismo de legado enfrenta desde o início do século, com as revoluções tecnológicas da internet e digitalização, desafios que o posicionam numa situação de declínio económico. Face a esta realidade, surgem na literatura apelos a uma mudança estrutural e não apenas tecnológica, e cuja resposta se identifica ao nível da inovação do modelo de negócio. Assim, propôs-se perceber, na presente investigação, se esse apelo foi escutado e se é possível verificar inovações, ao nível do modelo de negócio, do jornalismo de legado em Portugal. Para o efeito procedeu-se a uma análise situacional e transversal da imprensa diária nacional, que posteriormente se enquadrou na literatura de modelo de negócio e inovação do modelo de negócio - onde o foco dado ao papel cognitivo do gestor e o foco na criação de valor, para o processo de inovação, pautaram o processo da investigação. Procurou-se perceber, com recurso a entrevistas semiestruturadas, junto de perfis administrativos do panorama jornalístico nacional, se é possível identificar inovação do modelo de negócio. A investigação não identificou respostas, do sector, ao nível de inovação de modelo de negócio.
Since the beginning of the century, with the technological revolutions of the internet and digitization, legacy journalism has faced challenges that place it in a situation of economic decline. Faced with this reality, calls have been made in the literature for a structural change and not just a technological one, whose response is identified in terms of business model innovation. Thus, it was proposed to understand, in the present investigation, if this appeal was heard and if it is possible to verify innovations, in terms of the business model, of legacy journalism in Portugal. For this purpose, a situational and cross-sectional analysis of the national daily press was carried out, which later was framed in the business model and business model innovation literature - where the focus given to the cognitive role of the manager and the focus on value creation, for the innovation process, guided the investigation process. We sought to understand, using semi structured interviews, with administrative profiles from the national journalistic panorama, whether it is possible to identify innovation in the business model. The investigation did not identify sector responses in terms of business model innovation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79091
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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