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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Luiz Albertopor
dc.contributor.authorRabot, Jean-Martinpor
dc.contributor.authorMartins, Moisés de Lemospor
dc.contributor.authorGuerra, Paulapor
dc.date.accessioned2022-08-03T11:48:29Z-
dc.date.available2022-08-03T11:48:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMoura, L. A., Rabot, J.-M., Martins, M. L., & Guerra, P. (2022). From outer space. O processo de descentralização da música indie portuguesa (1991–2000). In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS (pp. 45–65). CECS.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79172-
dc.description.abstractNas próximas páginas analisaremos os processos de produção de quatro gravadoras indie em Portugal, nos anos 1990, e em como foram determinantes para a democratização e descentralização do mapa da música nacional a partir da década de 1990. Operando à margem da grande indústria fonográfica, e calcadas na liberdade e vanguarda artísticas, esses selos, Bee Keeper (Lisboa), LowFly (Póvoa de Varzim), Moneyland Record$ (Caldas da Rainha) e Lux Records (Coimbra), avançam com o panorama iniciado nos anos 1980, sendo peças fundamentais para dar voz a uma nova música que surgia do underground português e que não teria espaço nas chamadas “majors”. A oposição ao mainstream e a luta contra a precariedade fizeram com que florescessem nessas comunidades sentimentos de pertença, trabalho coletivo e métodos alternativos de como “fazer música”. Pretendemos ainda explorar como essas editoras foram responsáveis também por disseminar novas sonoridades, mais afeitas à época com o que se ouvia nos Estados Unidos, misturando-as com a influência massiva da música britânica no país. Partiremos da origem destas editoras, seus desenvolvimentos e em como moldaram seus nichos. Deste modo, visualizaremos o legado de cada uma delas na música portuguesa como um todo. E também em como foram importantes para a criação, valorização, divulgação e regeneração de espaços para a prática da música, de eventos, fomentando novas meios de economia e estética, sendo peças chave para mudanças culturais e urbanas.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020 (financiamento base) e UIDP/00736/2020 (financiamento programático).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCenas musicaispor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectDescentralizaçãopor
dc.subjectGravadoras indiepor
dc.subjectIndiepor
dc.titleFrom outer space. O processo de descentralização da música indie portuguesa (1991–2000)por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyes-
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/276por
oaire.citationStartPage45por
oaire.citationEndPage65por
dc.identifier.eisbn978-989-53435-3-9por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.bookTitlePráticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECSpor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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