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dc.contributor.advisorCarvalho, Anabelapor
dc.contributor.authorSouza, Júlia Consentinopor
dc.date.accessioned2022-08-10T14:11:37Z-
dc.date.available2022-08-10T14:11:37Z-
dc.date.issued2022-03-02-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79306-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Investigação)por
dc.description.abstractAs investigações científicas que as universidades produzem precisam ser divulgadas, o que compõe relevante parte da comunicação de ciência. Gerar, compartilhar e divulgar pesquisas integram as atividades cotidianas dessas instituições, além de ser estratégico para elas prosperarem na missão de retribuir os investimentos financeiros que recebem, de alargar debates científicos na sociedade e de consolidar suas imagens como importantes produtoras de conhecimento. A levar tais pressupostos em consideração, é importante entender como os setores de comunicação dessas instituições estabelecem o relacionamento com um público imprescindível: os pesquisadores. É fundamental compreender como eles percebem e realizam comunicação de ciência e, como institucionalmente a universidade, por meio de seu setor de comunicação, realiza as divulgações científicas e conduz o relacionamento com este público interno. É com essa finalidade que o presente estudo de caso se desenvolve em relação à Universidade de Brasília, sua Secretaria de Comunicação e os seus pesquisadores. Para sua consecução, foi realizado o levantamento e análise das divulgações científicas online da UnB, assim como a aplicação de questionário aos pesquisadores-docentes e posterior avaliação dos resultados. Com o cruzamento dos dados obtidos e da observação participante, foi possível aferir condições que precisam ser criadas ou desenvolvidas em prol de uma melhor comunicação de ciência, mais equilibrada, participativa, próxima e efetiva em seus propósitos. Espera-se que os resultados encontrados possam contribuir para a construção de um relacionamento mais produtivo entre comunicadores e pesquisadores em ambientes organizacionais, auxiliar na valorização da comunicação de ciência como um todo e, especificamente, nas universidades públicas brasileiras.por
dc.description.abstractThe scientific research that universities produce need to be disseminated, which is a relevant part of science communication. Generating, sharing and disseminating research are part of the daily activities of these institutions; in addition, this is strategic for them to prosper in the mission of repaying the financial investments they receive, to broaden scientific debates in society and consolidate their images as important producers of knowledge. If one takes these assumptions into account, it is important to understand how the communication sectors of these institutions establish a relationship with an essential audience: the researchers. It is crucial to understand how they perceive and perform science communication, how universities, institutionally, through their communication sectors, implement science dissemination and manage the relationship with researchers. In order to examine how all this works out in a specific context, the present case study took place at the University of Brasília, more specifically focusing on its Communication Department and its researchers. The research presented here is based on analysis of the online science communication of the University of Brasilia, as well as on a survey to its researchers-professors and the subsequent evaluation of its results. Via the triangulation of those data and the author’s participant observation, it was possible to assess the conditions that need to be created or developed to promote more appropriate forms of science communication, that are more balanced, participatory, closer and effective in its purposes. This study hopes to contribute to the construction of a more productive relationship between communication professionals and researchers in organizational environments, assist in the valorization of science communication as a whole and, specifically, in Brazilian public universities.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectComunicação de ciênciapor
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectComunicadorespor
dc.subjectPesquisadorespor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectUniversidade de Brasíliapor
dc.subjectScience communicationpor
dc.subjectScience disseminationpor
dc.subjectCommunication professionalspor
dc.subjectResearcherspor
dc.subjectScientistspor
dc.subjectProfessorspor
dc.subjectUniversitypor
dc.subjectUniversity of Brasíliapor
dc.titlePráticas e percepções sobre comunicação de ciência: um estudo de caso na Universidade de Brasíliapor
dc.title.alternativePractices and perceptions about science communication: a case study at the University of Brasíliapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203012321por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

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