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TítuloProjeto Bússola: Impacto de um School-based Mentoring Program no envolvimento escolar de alunos do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Compass Project: impact of a school-based mentoring program on the school engagement of elementary school students
Autor(es)Martins, Juliana Andreia Oliveira
Orientador(es)Rosário, Pedro
Palavras-chaveAlunos do ensino básico
Autorregulação da aprendizagem
Envolvimento escolar
Estabelecimento de objetivos
Tutoria escolar
Elementary and middle students
Goal setting
School-based mentoring
School engagement
Self-regulated learning
Data13-Jun-2022
Resumo(s)Os programas de tutoria escolar são intervenções populares utilizadas para dar resposta a vários problemas educacionais. Caracterizada como um processo educacional em que um adulto, geralmente um professor, é emparelhado com um ou mais alunos para lhes providenciar suporte e orientação, a tutoria tem sido considerada uma ferramenta relevante para resgatar alunos em risco de abandono escolar precoce e para combater o baixo envolvimento dos alunos no seu processo de aprendizagem. Em Portugal, o Ministério da Educação definiu, ao longo dos últimos vinte anos, várias políticas educativas com o objetivo de proporcionar o apoio de um tutor aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Estas políticas, de acordo com os relatórios nacionais, têm resultado na diminuição das taxas de abandono escolar; no entanto, no que diz respeito ao envolvimento escolar dos alunos, as trajetórias de declínio persistem. Além disso, a investigação existente indica que o envolvimento escolar dos alunos começa a diminuir nos primeiros anos de escolaridade. Por estes motivos, são necessários esforços de remediação e prevenção para combater as decrescentes trajetórias de envolvimento dos alunos mais vulneráveis nas etapas iniciais e avançadas de escolaridade. A presente dissertação engloba três estudos com o objetivo de contribuir para colmatar as lacunas identificadas na investigação e na prática educativa no âmbito da tutoria e do envolvimento escolar. O primeiro capítulo permitiu conhecer o papel do envolvimento escolar no ajustamento académico dos alunos e na sua permanência na escola a longo prazo, através do mapeamento de 35 anos de investigação em envolvimento escolar. O segundo e terceiro capítulos contribuíram para esclarecer como programas de tutoria cuidadosamente desenvolvidos podem ser utilizados para providenciar suporte a alunos em risco de abandono escolar e que enfrentam a sua primeira transição de escola, respetivamente. Ancorados em modelos teóricos robustos, os resultados dos estudos desenvolvidos estão alinhados com a literatura existente que destacam a importância de promover o envolvimento escolar o mais cedo possível, de modo a prevenir perdas na aprendizagem dos alunos (à medida que a escolaridade avança). Implicações educacionais relevantes para as escolas foram retiradas dos estudos, assim como diretrizes para trabalhos de investigação futuros.
School-based mentoring programs are popular interventions used to address several educational problems. Characterized as an educational process in which a supportive adult, usually a teacher, is paired with one or more students to provide them with guidance and support, mentoring has been understood as a relevant tool to rescue students at-risk of early leaving and to counter students’ disengagement from education. In Portugal, the Portuguese Ministry of Education set, over the past twenty years, several educational policies aiming to provide students struggling to learn with the support of a mentor. These policies, according to national reports, have been resulting in a decrease of the dropout rates; however, in what concerns students’ school engagement, the declining trajectories persist. Moreover, extant research has shown that students’ school engagement starts to decline in elementary school years. Therefore, both remediation and prevention efforts are needed to counter the declining engagement trajectories of the most vulnerable students in both early and advanced stages of schooling. The current dissertation encompasses three research works aiming to contribute to fulfill the gaps identified in both research and educational practice on mentoring and school engagement. The first chapter allowed to learn the role of school engagement in students’ academic adjustment and in school long-term enrollment through mapping 35 years of research on school engagement. The second and third chapters contributed to shed light on how thoroughly designed mentoring programs can be used to provide support to students at-risk of early school leaving and facing their first school transition, respectively. Anchored in robust theoretical models, results of all the works are aligned with extant research highlighting the importance of fostering school engagement as early as possible to prevent losses in students’ learning (as schooling progresses). Valuable educational implications for schools were retrieved from the studies as well as future avenues for research.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79609
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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