Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79614

TítuloBurnout em professores do ensino básico e secundário: variáveis pessoais, organizacionais e de sala de aula
Outro(s) título(s)Burnout in elementary and secondary teachers: personal, organizational and classroom variables
Autor(es)Mota, Ana Isabel de Bastos
Orientador(es)Lopes, João A.
Palavras-chaveburnout
professores portugueses
saúde mental
sistema de ensino
burnout
education system
mental health
Portuguese teachers
Data11-Nov-2021
Resumo(s)O burnout é um fenómeno psicossocial, que resulta da incapacidade do indivíduo para gerir o stress crónico, relacionado com o seu contexto ocupacional. O burnout interfere, não só com a saúde física e mental dos professores, mas também com os processos de ensino-aprendizagem, as relações entre colegas e chefias, e as relações com a comunidade escolar, entre outros. Esta tese de doutoramento tem como objectivo principal explorar, ao longo de três capítulos, o fenómeno do burnout em professores, no contexto específico do sistema de ensino português. O primeiro capítulo consiste num estudo de revisão da literatura, a partir do qual se verificou a escassez de estudos realizados, e a inconsistência nos resultados encontrados, sobre o burnout em professores portugueses. Verificou-se, ainda, que as variáveis sóciodemográficas dos professores, a indisciplina dos alunos, e a burocracia, são as variáveis que mais têm vindo a ser exploradas, em estudos com professores portugueses. O segundo capítulo apresenta um estudo qualitativo, que analisa a importância relativa das dimensões pessoais, organizacionais e de sala de aula, associadas ao contexto educativo português. Os resultados indicaram que as variáveis organizacionais são as mais relevantes, para o burnout, e que o contexto de sala de aula é aquele que os professores portugueses gerem com maior dificuldade. Foi ainda possível identificar outras variáveis que parecem ter relevância no contexto educativo português. O terceiro capítulo apresenta um estudo quantitativo, que teve como objectivo explorar os perfis de professores em burnout, e de professores, que não estão em burnout. Os resultados sugerem que os professores apresentam um padrão de respostas idêntico: para ambos, as tarefas administrativas, a justiça distributiva de recompensas, a indisciplina dos alunos, e os pais e encarregados de educação, têm um impacto particularmente negativo no seu bem-estar. Os dois grupos de professores distinguem-se, particularmente, na importância atribuída à percepção de ameaça e à percepção de desafio. Discutemse os principais resultados encontrados, nos três estudos, e apresentam-se sugestões para investigações e intervenções futuras, sobre o burnout em professores portugueses.
Burnout is a psychosocial syndrome that results from an individual's inability to manage chronic stress related to their occupational context. Burnout interferes not only with the physical and mental health of teachers, but also with the teaching-learning processes, relationships between colleagues and school principals, and relationships with the school community, among others. The main objective of this doctoral thesis is to explore, over three chapters, the phenomenon of burnout in teachers, in the specific context of the Portuguese educational system. The first chapter consists of a literature review study, from which it was verified the scarcity of studies available, and the inconsistency in the results found, on burnout in Portuguese teachers. It was also found that teachers’ sociodemographic characteristics, student’s misbehavior, and bureaucracy have been the most explored variables in studies with Portuguese teachers. The second chapter presents a qualitative study that analyzes the relative importance of personal, organizational and classroom dimensions associated with burnout in the Portuguese educational context. The results indicated that organizational variables are the most relevant for burnout, and that the classroom context is the one Portuguese teachers manage with greater difficulty. It was also possible to identify other variables that seem to be relevant in the Portuguese educational context. The third chapter presents a quantitative study, which aimed to explore the profiles of burned-out and nonburned- out teachers. The results suggest that teachers show an identical pattern of responses: for both, administrative tasks, fairness in rewards, student’s misbehavior, and parents, have a particularly negative impact on their well-being. The two groups of teachers differ, particularly in the importance given to the perception of threat and the perception of challenge. The main results found in the three studies are discussed, and suggestions for future investigations and interventions on burnout in Portuguese teachers are presented.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79614
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel de Bastos Mota.pdfTese de Doutoramento2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID