Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79689

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarmento, Manuel Jacintopor
dc.contributor.authorOliveira, Joaquim Marques depor
dc.date.accessioned2022-09-26T10:28:39Z-
dc.date.available2022-09-26T10:28:39Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSarmento, Manuel Jacinto e Oliveira, Joaquim Marques (2005). “A Escola é o Melhor do Povo...”: Relatório de Revisão Institucional do Projecto das Escolas Rurais. Porto. Profedições.por
dc.identifier.isbn972-8562-18-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79689-
dc.description.abstract“A Escola é o melhor do povo” - esta expressão, proferida por um velho camponês no decurso de uma entrevista, consagra, na polissemia que a língua portuguesa permite, uma dupla ressonância — a escola é o melhor das pessoas, porque nela estão as crianças e elas são "o melhor do mundo" (Fernando Pessoa), a promessa da renovação e do rejuvenescimento social em comunidades envelhecidas e ameaçadas de despovoamento: mas a escola é também o melhor da povoação [referenciada também por Povo, sobretudo pelas pessoas mais idosas], porque é, nas pequenas aldeias, frequentemente o único serviço público, a imagem da presença de um interesse coletivo que se conjuga nas práticas educativas e ainda o recurso físico, material, para a ação coletiva, a reunião, etc. Este livro procede à avaliação do Projeto das Escolas Rurais, promovido pelo Instituto das Comunidades Educativas. Este é um trabalho com tese. E esta é de que o Projeto das Escolas Rurais, mais do que uma experiência de inovação pedagógica, multiforme e plural, que também é, consiste num movimento social de base educativa, porque confronta diretamente as realidades sociais, económicas e políticas que presidem à reestruturação das relações sociais nos campos portugueses, contemporaneamente, apresentando, a partir da educação, uma alternativa enunciada nos planos do desenvolvimento rural, da organização do trabalho educacional e da "administração simbólica da infância".por
dc.description.sponsorshipFundação Van Leerpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherProfediçõespor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectMundo ruralpor
dc.subjectInovação pedagógicapor
dc.titleA escola é o melhor do povo: relatório da revisão institucional do projeto das escolas ruraispor
dc.typebookpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage148por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleA escola é o melhor do povo: relatório da revisão institucional do projeto das escolas ruraispor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A ESCOLA É O MELHOR DO POVO.PDF
Acesso restrito!
782,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID