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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBelo, Orlandopor
dc.contributor.authorGonçalves, Gilpor
dc.date.accessioned2022-09-29T17:23:21Z-
dc.date.available2022-09-29T17:23:21Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79826-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informáticapor
dc.description.abstractNos primórdios a Internet era usada apenas por algumas pessoas. Nessa altura muitas das grandes empresas de tecnologia ainda não tinham aparecido. Porém tudo mudou quando a Internet entrou nos circuitos comerciais, provocando o aparecimento de estruturas para fazer a ligação das pessoas ao seu mundo. Desde aí que as grandes empresas têm adotado novas formas de encarar o mercado, aumentando gradualmente a sofisticação da forma de o fazerem. As empresas começaram a monitorizar a atividade dos seus clientes para que com isso melhorar a oferta dos seus bens e serviços ao público em geral. Todavia o conhecimento acerca daquilo que o cliente gosta não é suficiente para o atrair. Uma empresa também precisa que a informação apresentada ao cliente seja feita da maneira mais rápida possível. Por exemplo, se um cliente esperar mais do que “três” segundos para que o site seja carregado, o cliente irá abandoná-lo e, provavelmente, procurar um outro site de uma empresa concorrente. A Google avalia a rapidez dos sites e com isso dá-lhes uma pontuação. Os sites com piores pontuações são apresentados em últimos, o que tem, como sabemos, um grande impacto na escolha dos clientes. Mas não é só com os clientes que as empresas se tem de preocupar. Internamente os serviços dos funcionários de uma empresa podem ser afetados por uma Internet lenta, o que conduz a uma perda de performance e ao aumento da frustração do próprio funcionário no local de trabalho. Por estas razões é importante que as empresas estejam constantemente a monitorizar o tráfego passado pelos seus servidores, para serem capazes de verificar se os motivos da lentidão dos seus serviços de rede são internos ou não. Neste trabalho de dissertação desenvolvemos um trabalho baseado em process mining, que através de uma ferramenta de monitorização de rede, wireshark, permite avaliar a qualidade de serviço da rede através da observação e análise das logs produzidas por alguns dos seus equipamentos, em particular, dos seus routers. Como são geradas várias logs para cada um tipo de router foi necessário fazer a sua conciliação, para que, a partir daí, se pudesse obter o percurso que os vários pacotes realizaram na sua movimentação pela rede. Desta forma, é possível criar um modelo matemático capaz de determinar um índice de bem-estar relativo à qualidade de serviço da rede de uma empresa. Basicamente, este índice permitirá avaliar o desempenho da rede e permitir aos seus gestores identificar, por exemplo, quais os pontos da rede que apresentam menor desempenho (ou estrangulamentos de serviço) e prevenir futuras quebras no serviço geral da rede em análise.por
dc.description.abstractIn the early days the Internet was only used by some people. By then many of the big technology companies had not yet appeared. But everything changed when the Internet entered the market, causing the appearance of structures to connect people to the world. Since then, large companies have adopted new ways of looking at the market. Companies have begun to monitor the activity of their customers so that they can improve the supply of their goods and services to the public. However, knowledge about what the client likes is not enough to attract him. A company also needs the information presented to the customer is made as quickly as possible. For example, if a client waits more than "three seconds" for the site to load, the client will abandon it and probably look for another site from a competing company. Google evaluates the speed of websites and gives them a score. The sites with the worst scores are presented in the last, which has, as we know, a great impact on the choice of customers. But it is not just with customers that companies must worry. Internally the services of a company's employees can be affected by a slow Internet, which leads to a loss of performance and to the frustration of the employee himself in the workplace. For these reasons it is important that companies are constantly monitoring traffic passed by their servers to be able to verify that the reasons for the slowness of their network services are internal or not. In this dissertation we developed a work based on process mining, which through a network monitoring tool, wireshark, allows to evaluate the quality of service of the network through the observation and analysis of logs produced by some of its equipment the routers. As several logs are generated for each type of router, it was necessary to reconcile it, so we could obtain the route that the various packages made through the network. In this way, it is possible to create a mathematical model capable of determining an index of well-being related to the quality of service in a company's network. Basically, this index will allow assessing the performance of the network and allow its managers to identify, for example, which network points have the lowest performance (or service bottlenecks) and prevent future outages in the network.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProcess Miningpor
dc.subjectFerramentas de análise de tráfego de redepor
dc.subjectÍndice de qualidadepor
dc.subjectSmart Citiespor
dc.subjectData warehousepor
dc.subjectNetwork monitoring and analysis toolspor
dc.subjectIndex qualitypor
dc.titleProcess Mining na análise de tráfego de uma rede de comunicaçõespor
dc.title.alternativeProcess Mining for traffic analyses of a communication networkpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203011090por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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