Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79840

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Josépor
dc.contributor.advisorMartins, Márcia Marlene de Almeidapor
dc.contributor.authorMarciel, Cecília Catarina Dominguespor
dc.date.accessioned2022-09-30T14:10:24Z-
dc.date.available2022-09-30T14:10:24Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79840-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informáticapor
dc.description.abstractThe continuous social and economic development has led, over time, to an increase in consumption, as well as a greater demand from the consumer for what he buys. In this sense retailers have the need to respond to these challenges and explore new opportunities. Naturally, the selling price of a product assumes a fundamental role in the purchase decision, and in that way the retailers must carefully analyze and define the best price for each product, based on several factors, such as: perceived value of the product, positioning of the product, the company strategy, competition. Faced with all these challenges, the use of Information Systems is essential for retailers so that it can support them in the pricing decision. These information systems are becoming increasingly complex, including demand forecasts, and making recommendations based on balanced buying patterns due by the economic evolution of markets. In a first phase the ideia was to make a study on two main price recommendation systems: Rules Motors and Price Optimization. As the objective of the dissertation is to change the algorithm of Regular Price Optimization of the software tool Profimetrics, part of the study was conducted according to the methodology of the tool. After an analysis of the company’s current algorithm, the changes were made to perfect it. Subsequently, we used the case study methodology, in the application of the algorithm developed to a retail company. Through this case study it was possible to make a brief diagnosis in order to compare the current algorithm of the company with the developed algorithm.por
dc.description.abstractO contínuo desenvolvimento social e económico tem conduzido ao longo do tempo a um aumento do consumo, assim como uma maior exigência do consumidor relativamente ao que compra. Neste sentido os retalhistas têm necessidade de dar respostas a estes desafios e explorar novas oportunidades. Naturalmente, o preço de venda de um produto assume um papel fundamental na de-cisão de compra do consumidor e neste sentido os retalhistas necessitam de cuidadosa-mente analisar e definir qual o melhor preço para cada produto, tendo como base diversos fatores, tais como: valor recebido do produto, posicionamento do produto, estratégia da empresa, concorrência. Face a todos estes desafios, torna-se essencial para os retalhistas o uso de sistemas de informação que os apoiem na tomada de decisão do preço de venda. Estes sistemas de informação são cada vez mais complexos, contendo previsões da procura e efetuando recomendações com base em padrões de compra balanceado pela evolução económica. Neste trabalho, numa primeira fase realiza-se um estudo sobre dois os principais sistemas de recomendação de preço: Motores de Regras e Otimização de Preço. Como o objetivo principal da dissertação é a alteração do algoritmo de Otimização do Preço Regular da ferramenta de software Profimetrics, parte do estudo foi conduzido de acordo com metodo-logia da ferramenta. Depois de unia análise ao algoritmo atual da empresa, foram feitas as alterações necessárias de forma aperfeiçoá-lo. Posteriormente, recorreu-se à metodologia de estudo de caso, na aplicação do algoritmo desenvolvido a unia empresa retalhista. Através deste caso de estudo realiza-se um breve diagnóstico de forma a comparar o algoritmo atual da empresa com o algoritmo desenvolvido.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRetalhopor
dc.subjectPreçopor
dc.subjectMotores de regraspor
dc.subjectSolverspor
dc.subjectOtimização de preçopor
dc.subjectFore-castpor
dc.subjectRetailpor
dc.subjectPricepor
dc.subjectRule enginespor
dc.subjectPrice optimisationpor
dc.subjectForecastpor
dc.titleA gestão e otimização de preço no retalho especializado: motores de regras versus solverspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203011155por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cecilia Catarina Domingues Marciel.pdfDissertação de Mestrado1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID