Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79854

TítuloModelling an intelligent interaction system for increasing the level of attentiveness and engagement
Autor(es)Castro, David Barbosa
Orientador(es)Novais, Paulo
Durães, Dalila Alves
Palavras-chaveAmbient intelligent system
Attention
Decision support system
Teacher
Students
Sistema inteligente ambiente
Atenção
Sistema de suporte de decisão
Professor
Alunos
Data14-Dez-2018
Resumo(s)One of the main factors for achieving school success is related to the level of attention and interest that students manifest in the classroom. When in the classroom students perform tasks on electronic devices, and if the classes have a high number of students, the teacher does not have the idea if a student is really attentive and focused on the tasks defined (Pimenta et al. (2015)). Usually the teacher only realizes this situation when he evaluates the students, which is in most of cases too late. However, if the teacher receives information about the attention and interest of each user (student) of a class in real time, he/she can adopt a set of teaching strategies in order to maximize the results of his/her students. Hence it is possible to avoid and prevent some negative behaviors in the classroom and increase the level of attention and consequently, school success. In terms of school success, it is common sense that a high level of attention, allows to acquire better results. This thesis intends to develop a framework which allows the teacher to visualize, in real time, the attention level of each student, allowing him to adopt strategies for the students with abnormal behaviors (Carneiro et al. (2015); Duraes et al. (2016b)).
Um dos principais fatores para a obtenção do sucesso escolar está relacionado com o nível de atenção e de interesse que o aluno manifesta em sala de aula. Quando os alunos, na sala de aula, realizam tarefas em dispositivos eletrónicos, e se as turmas tiverem um elevado número de alunos, o professor não tem a verdadeira noção dos alunos que realmente estão atentos e focados nas tarefas definidas (Pimenta et al. (2015). Muitas vezes o professor só se apercebe desta situação aquando da realização da avaliação, o que pode ser, em muitos casos, demasiado tarde. Se o professor receber informações sobre os níveis de atenção e de interesse de cada utilizador (aluno) de uma turma em tempo real, poder´a adotar um conjunto de estratégias de ensino por forma a maximizar os resultados dos seus alunos. Desta forma é possível evitar e prevenir alguns comportamentos negativos em sala de aula e aumentar o nível de atenção e, consequentemente, o sucesso escolar. Em termos de sucesso escolar, é do senso comum que um elevado nível de atenção e interesse, permite obter melhores resultados. Este projeto pretende desenvolver uma ferramenta que permite ao professor visualizar, em tempo-real, o nível de atenção de cada aluno, permitindo-lhe adotar estratégias para os alunos com comportamentos desviantes (Carneiro et al. (2015); Durães et al. (2016b)).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Computer Science
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79854
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
David Barbosa Castro.pdfDissertação de Mestrado5,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID