Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80034

TítuloEstratégias para a educação sexual de adultos com transtorno do espectro autista
Outro(s) título(s)Strategies for sexual education of adults with autism spectrum disorder
Estrategias de educación sexual de adultos con trastorno del espectro autista
Autor(es)Ottoni, Ana Carla Vieira
Bortolozzi, Ana Cláudia
Vilaça, Teresa
Leão, Andreza Marques de Castro
Palavras-chaveTranstorno do espectro autista
Educação sexual
Sexualidade
Pesquisa qualitativa
Autism spectrum disorder
Sex education
Sexuality
Qualitative research
Trastorno del espectro autista
Educación sexual
Sexualidade
Investigación cualitativa
Data2021
EditoraSociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH)
RevistaRevista Brasileira de Sexualidade Humana
CitaçãoOttoni, A.C.V., Bortolozzi, A.C., Vilaça, T., & Leão, A.M.de C. (2021). Estratégias para a Educação Sexual de Adultos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, 32(1), 78-85. DOI: https://doi.org/10.35919/rbsh.v32i1.966
Resumo(s)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica centrada em duas características: comportamentos, interesses ou movimentos restritos e repetitivos; e déficits na comunicação social. A literatura da área demonstra que, em todos os espectros, observa-se privação de direitos sexuais básicos, como acesso à privacidade, à informação científica e à educação sexual adequada, gerando sofrimentos e vulnerabilidade acentuada com relação a violências. Objetivo: o objetivo do trabalho foi descrever possíveis estratégias para promoção de educação sexual de adultos autistas, a partir das dificuldades documentadas pelo próprio público-alvo. Método: sendo um estudo documental, propôs-se análise do livro Autism-Asperger’s & Sexuality: puberty and beyond, escrito pelo notável militante autista Jerry Newport, em coautoria com sua esposa, Mary. Foram destacados, da obra, trechos com demandas relacionadas à sexualidade, e a partir da literatura de educação sexual emancipatória, construída uma lista de possíveis estratégias para programas voltados a adultos autistas. Resultados: considerando as características do TEA, optou-se por ações com características visuais, claras, cujas linguagens fossem diretas e pouco metafóricas, focadas em repertórios diversos, e baseadas na constante reavaliação de necessidades, bem como no cuidado com a imposição da norma neurotípica hegemônica. Conclusões: concluiu-se que, embora os trabalhos teóricos e críticos sobre o assunto sejam crescentes, persiste a necessidade de avançar em termos práticos, e o presente artigo pode ter contribuído, com ideias iniciais neste sentido. Sugere-se que pesquisas futuras apliquem e documentem programas e ações de educação sexual para pessoas autistas, expandam as análises a outros espectros e faixas etárias variadas.
Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurobiological condition centered on two characteristics: restricted and repetitive behaviors, interests or movements; and deficits in the social communication. The literature in the area demonstrates that, in all spectra, there is a deprivation of basic sexual rights, such as access to privacy, scientific information and adequate sex education, generating suffering and marked vulnerability in relation to violence. Goals:The objective of the work was to describe possible strategies for promoting sexual education for autistic adults, based on the difficulties documented by the target audience itself. Method: As a documentary study, an analysis of the book “Autism-Asperger’s & Sexuality: puberty and beyond” was proposed, written by the notable autistic militant Jerry Newport, co-authored with his wife, Mary. From the work, excerpts with demands related to sexuality were high lighted, and from the emancipatory sexual education literature, a list of possible strategies for program saimed at autistic adults was built. Analysis: Considering the characteristics of TEA, we opted for actions with clear, visual characteristics, whose languages were direct and little metaphorical, focused on diverse repertoires, and based on the constant reevaluation of needs, as well as on the care with the imposition of the hegemonic neurotypic norm. Conclusions: It was concluded that, although the theoretical and critical works on the subject are growing, the need to advance in practical terms persists, and the presente artical may have contributed, with initial ideas, in this sense. It is suggested that future research apply and document sexual education programs and actions for autistic people, expand the analysis to other spectra of TEA, and varied age groups.
El transtorno del espectro autista (TEA) es una condición neurobiológica centrada em dos características: conductas, intereses o movimientos restringidos y repetitivos; y déficits em la comunicacion social. La literatura em la zona demuestra que, en todos los espectros, existe una privación de derechos sexuales básicos, como el acceso a la privacidad, información científica y educación sexual adecuada, generando sufrimiento y marcada vulnerabilidade em relación a la violencia. Objetivo: El objetivo del trabajo fue describir posibles estrategias para promover la educación sexual de adultos autistas, a partir de lãs dificultades documentadas por el propio público. Método: Como estudio documental, se propuso um análisis del libro “Autismo-Asperger y sexualidad: pubertad y más allá”, escrito por el notable militante autista Jerry Newport, em coautoría com su esposa, Mary. Del trabajo se destacaron extractos con demandas relacionadas com la sexualidad y de la literatura de educación sexual emancipadora se construyó una lista de posibles estrategias para programas dirigidos a adultos autistas. Resultados: Considerando las características de la TEA, optamos por acciones con características visuales claras, cuyos linguajes eran directos y poco metafóricos, enfocados a repertorios diversos, y basados en la constante reevaluación de necesidades, así como enel cuidado con la imposición de la norma neurotípica hegemónica. Conclusiones: Se concluyó que, si bien los trabajos teóricos y críticos sobre el tema están creciendo, persiste la necesidad de avanzaren términos prácticos, y el presente artículo puede haber aportado, com ideas iniciales, en este sentido. Se sugiere que las investigaciones futuras apliquen y documenten programas y acciones de educación sexual para personas autistas, amplíen el análisis a otros espectros de TEA y grupos de edad variados.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80034
DOI10.35919/rbsh.v32i1.966
ISSN0103-6122
e-ISSN2675-1194
Versão da editorahttps://www.rbsh.org.br/revista_sbrash/article/view/966
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ottoni, Bortolozzi, Vilaça & Leão (2020)_paper.pdfEducação Sexual de Adultos com Transtorno do Espectro Autista120,26 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID