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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Beatrizpor
dc.contributor.authorOliveira, Catarinapor
dc.contributor.authorSalazar, Eduardapor
dc.contributor.authorGomes, Laurapor
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.contributor.authorBarros, Duartepor
dc.date.accessioned2022-10-12T10:35:08Z-
dc.date.available2022-10-12T10:35:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFreitas, B., Oliveira, C., Salazar, E., Gomes, L., Vilaça, T., & Barros, D. (2021). O Desafio da Mudança: A Promoção da Saúde através do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares em Pessoas em Situação de Sem-abrigo. In T. Vilaça & I.C. Viana (Orgs.). Formação, Mediação e Supervisão: Desafios, Desigualdades, Emergências e Respostas em tempos de Covid-19 (pp.54-72). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-76-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80068-
dc.description.abstractAs pessoas em situação de sem-abrigo podem ser caracterizadas como indivíduos sem residência própria ou em habitações precárias. Informar e consciencializar este público-alvo em relação à educação para a saúde tem sido um desafio urgente, mais importante ainda quando enfrentamos a pandemia provocada pela Covid-19. Neste contexto, o Projeto Nacional de Educação pelo Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” (FPCCSIDA) apresenta-se como uma mais-valia na aprendizagem e na partilha de conhecimentos, uma vez, que existe uma aproximação entre quem ensina e quem é ensinado. Assim, foi feito um diagnóstico de necessidades através de uma entrevista semiestruturada junto das pessoas em situação de sem-abrigo, onde foram identificados alguns problemas como a baixa autoestima, a relação difícil com a família, a falta de competências de comunicação, a violência, a dificuldade na resolução de conflitos, e algumas dependências tais como o álcool e consumo de drogas. Com base neste diagnóstico emergiu o seguinte problema de investigação e intervenção: Quais são as potencialidades do projeto nacional da educação pelos pares da FPCCSIDA para aumentar a autoestima, melhorar as competências interpessoais e prevenir o bullying e o consumo de substâncias psicoativas em pessoas em situação de sem-abrigo? Durante a intervenção os dados foram recolhidos através de diários de bordo e dos documentos recolhidos durante o projeto. Os resultados revelaram que apesar de terem sido poucas horas de formação (12 horas), houve uma melhoria nas competências de comunicação, respeito pelo outro, autoconfiança e no aumento da participação no projeto das pessoas em situação de sem-abrigo.por
dc.description.abstractHomeless people can be characterized as individuals without their own residence or in precarious housing. Informing and raising awareness of this target audience in relation to health education has been an urgent challenge, even more important when facing the pandemic caused by Covid19. In this context, the National Peer Education Project of the Portuguese Foundation “The Community Against AIDS” (FPCCSIDA) presents itself as an asset in learning and sharing knowledge, since there is a rapprochement between those who teach and among those who are taught. Thus, a needs diagnosis was made through a semi-structured interview with homeless people, where some problems were highlighted, such as low self-esteem, difficult relationship with the family, lack of communication competences, violence, difficulties in resolving conflicts, and some addictions such as alcohol and drug use. Based on this diagnosis, the following research and intervention problem emerged: What are the potentials of the national peer education project of the FPCCSIDA to increase self-esteem, improve interpersonal skills and prevent bullying and the use of psychoactive substances in homeless people? During the intervention, data were collected through logbooks and documents collected during the project. The results revealed that although there were few training hours (12 hours) with this audience, there was an improvement in communication skills, respect for others, self-confidence and an increase in the participation of homeless people in the project.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectras-chave: Pessoas em situação de sem-abrigopor
dc.subjectProjeto Nacional de Educação pelos parespor
dc.subjectPromoção na Saúdepor
dc.subjectHomeless peoplepor
dc.subjectHealth promotionpor
dc.subjectThe National Peer Education Projectpor
dc.titleO desafio da mudança: a promoção da saúde através do projeto nacional de educação pelos pares em pessoas em situação de sem-abrigopor
dc.title.alternativeThe challenge of change: health promotion through the national peer education project in homeless peoplepor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage54por
oaire.citationEndPage72por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleFormação, Mediação e Supervisão: Desafios, Desigualdades, Emergências e Respostas em tempos de Covid-19por
oaire.citationEdition1por
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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Freitas, Oliveira, Salazar, Gomes, Vilaça, & Barros (2021)_capítulo.pdf. O Desafio da Mudança: A Promoção da Saúde através do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares em Pessoas em Situação de Sem-abrigo735,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

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