Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80194

TítuloO quotidiano em Barcelos através do Tombo da sua gafaria, de finais do século XV
Autor(es)Sá, Isabel dos Guimarães
Palavras-chaveHistória das Misericórdias
Gafarias
Tombos
propriedade rural
século XV
Confrarias
Data10-Set-2021
CitaçãoSá, Isabel dos Guimarães (2021, 10 setembro). O quotidiano em Barcelos através do Tombo da sua gafaria, de finais do século XV [Comunicação em conferência]. 521 anos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos e uma visão para o futuro, Barcelos, Portugal.
Resumo(s)Trata-se de um tombo da gafaria e hospital de Barcelos que na verdade é composto por uma série de documentos, da gafaria e não só, que os organizadores do arquivo (não os atuais mas o de há muito tempo atrás) entenderam por bem juntar. Antes de mais, cabe explicar que tombo consistia no registo das propriedades e rendas de determinada instituição, neste caso a gafaria da vila. As gafarias eram as instalações onde viviam os leprosos, segregadas do resto da população devido ao perigo de contágio. A lepra assolou boa parte da Idade Média, mas na segunda metade do século XV, período a partir do qual versa esta comunicação, estava já em recessão, o que colocava o problema do aproveitamento dos edifícios e bens das gafarias a favor de outras necessidades.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80194
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tombo de Barcelos.pdf169,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID