Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80272

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHenriques, Pedro Rangelpor
dc.contributor.advisorAraújo, Cristianapor
dc.contributor.authorCruz, Tiago Miguel Alvespor
dc.date.accessioned2022-10-21T11:05:39Z-
dc.date.available2022-10-21T11:05:39Z-
dc.date.issued2020-01-09-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80272-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Computer Sciencepor
dc.description.abstractThis document presents and discusses the outcomes of a project in the area of Pedagogical tools to support teaching. This project is part of the work in the second year of the Master degree in Software Engineering and was accomplished at Universidade do Minho in Braga, Portugal. The main outcome of this Master project is an application that allows a teacher to plan his classes by describing in a text file the topics and subtopics of the school program that he has to teach in a lesson, linking to each concept the multimedia support materials and questions that he intends to do (orally, on paper, or on the computer). This application is based on a domain specific language (DSL) specially tailored to described easily lesson plans no matter the course or the teaching topic. The application contains all user-entered lesson plans, which are automatically processed to create a classroom presentation for each subject, supporting and guiding a given class. Whenever intended by the user, the appli cation also processes all external resources, introducing hyperlinks to them in the various fields of the lesson plan. The application is publicly available at the Language-Processing Research group server.por
dc.description.abstractEste documento apresenta e discute os resultados de um projeto na área de ferramentas pedagógicas para apoiar o ensino. Este projeto faz parte do trabalho do segundo ano do Mestrado em Engenharia de Software e foi realizado na Universidade do Minho em Braga, Portugal. O principal resultado deste projeto de Mestrado é uma aplicação o que permite ao professor planear as suas aulas descrevendo num ficheiro de texto os tópicos e subtópicos do programa escolar que ele deve ensinar numa aula, interligando a cada conceito os materiais de suporte multimédia e perguntas que ele pretende fazer (oralmente, no papel ou no computador). Esta aplicação é baseada numa linguagem específica de domíınio (DSL), especialmente adaptada para descrever facilmente planos de aula, independentemente do curso ou do tópico de ensino. A aplicação contém em todos os planos de aula inseridos pelo utilizador, que são processados automaticamente para criar uma apresentação na sala de aula para cada disciplina, dando suporte e servindo de guião para uma determinada aula. Sempre que pretendido pelo utilizador, a aplicação também processa todos os recursos externos, introduzindo links para eles nos vários campos do plano de aula. A aplicação está disponível publicamente no servidor do grupo de Pesquisa de Processamento de Linguagens.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLesson Planspor
dc.subjectTeacher support toolspor
dc.subjectTechnology-enhanced learningpor
dc.subjectPedagogical tools integrationpor
dc.subjectDomain-specific languagespor
dc.subjectPlanos de Aulapor
dc.subjectFerramentas de suporte ao Professorpor
dc.subjectAprendizagem assistida por tecnologiaspor
dc.subjectIntegração de ferramentas pedagógicaspor
dc.subjectLinguagens de domínio específicopor
dc.titleKiko, a lesson planner system to enhance classespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203024915por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tiago Miguel Alves Cruz.pdfDissertação de mestrado2,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID