Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80534

TítuloElaboration and validation of an educational video for the prevention of sexual violence in adolescents
Outro(s) título(s)Construção e validação de vídeo educacional para prevenção da violência sexual de adolescentes
Elaboración y validación de un video educativo para prevenir la violencia sexual en adolescentes
Autor(es)Souza, Valesca Patriota de
Perrelli, Jaqueline Galdino Albuquerque
Brandão Neto, Waldemar
Pereira, Beatriz
Guedes, Tatiane Gomes
Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
Palavras-chaveSexual offenses
Health promotion
Educational technology
Adolescents
Education in health
Delitos sexuais
Promoção da saúde
Tecnologia educacional
Adolescentes
Educação em saúde
Delitos sexuales
Promoción de la salud
Tecnología educativa
Educación en salud
Data2022
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
RevistaTexto e Contexto Enfermagem
CitaçãoSouza VP, Perrelli JGA, Brandão Neto W, Pereira MBFLO, Guedes TG, Monteiro EMLM (2022). Elaboration and validation of an educational video for the prevention of sexual violence in adolescents. Construção e validação de vídeo educacional para prevenção da violência sexual de adolescentes Texto Contexto Enferm [Internet].
Resumo(s)Objective: to evaluate the elaboration and validation process of an educational video for the prevention of sexual violence in school-age adolescents. Method: this is a methodological study, developed from September 2018 to February 2021 in Recife-PE. Production of the educational video was carried out according to the methodological path proposed by Kindem and Musberg. The video was submitted to content validation and face evaluation by expert judges and schoolage adolescents, respectively. In the data analysis, absolute frequency, Content Validity Index and binomial test were used. Results: in content validation, agreement was satisfactory and the mean validity index for all video items was 0.92. In the face evaluation, the adolescents considered the video understandable, with a minimum agreement level of 92.3%. Conclusion: the educational video elaborated was considered by the judges as valid to contribute to the knowledge and attitude of school-age adolescents regarding the prevention of sexual violence.
Objetivo: avaliar o processo de construção e validação de um vídeo educacional para prevenção da violência sexual em adolescentes em idade escolar. Métodos: trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido durante o período de setembro de 2018 a fevereiro de 2021 em Recife-PE. Foi realizada a produção de vídeo educacional de acordo com a trajetória metodológica proposta por Kindem e Musberg. O vídeo foi submetido a validação de conteúdo e avaliação de aparência, por juízes especialistas e adolescentes em idade escolar, respectivamente. Na análise dos dados, utilizou-se frequência absoluta, índice de validade de conteúdo e teste binomial. Resultados: na validação de conteúdo, a concordância foi satisfatória e a média do índice de validade para todos os itens do vídeo foi de 0,92. Na avaliação de aparência, os adolescentes consideraram o vídeo compreensível, com nível de concordância mínima de 92,3%. Conclusão: o vídeo educacional construído foi considerado válido por juízes, para contribuir no conhecimento e atitude de adolescentes em idade escolar sobre a prevenção da violência sexual.
Objetivo: evaluar el proceso de elaboración y validación de un video educativo para prevenir la violencia sexual en adolescentes en edad escolar. Métodos: se trata de un estudio metodológico, desarrollado entre septiembre de 2018 y febrero de 2021 en Recife-PE. La producción del video educativo se realizó de acuerdo con el recorrido metodológico propuesto por Kindem y Musberg. El video fue sometido a validación de contenido y evaluación de su aspecto a cargo de jueces especialistas y de adolescentes en edad escolar, respectivamente. En el análisis de los dados, se utilizaron frecuencias absolutas, el Índice de Validez de Contenido y la prueba binomial. Resultados: en la validación del contenido, la concordancia fue satisfactoria y la media del índice de validez correspondiente a todos los ítems del video fue de 0,92. En la evaluación del aspecto, los adolescentes consideraron que el video es comprensible, con un nivel de concordancia mínima del 92,3%. Conclusión: el video educativo que se elaboró fue considerado válido por los jueces, con el propósito de contribuir al conocimiento y la actitud de los adolescentes en edad escolar sobre la prevención de la violencia sexual.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80534
DOI10.1590/1980-265X-TCE-2021-0171
ISSN0104-0707
e-ISSN1980-265X
Versão da editorahttps://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0171en
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO Elaboration and validation of an educational video for the prevention of sexual violence in adolescents.pdfElaboration and validation of an educational video for the prevention of sexual violence in adolescents750,58 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID