Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80543

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLinhares, João M. M.por
dc.contributor.advisorBailão, Ana Maria dos Santospor
dc.contributor.authorMonteiro, José Alexandre Rodriguespor
dc.date.accessioned2022-11-09T15:24:56Z-
dc.date.available2022-11-09T15:24:56Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80543-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Optometria Avançadapor
dc.description.abstractExiste na literatura estudos que descrevem o efeito da camada protetora de pinturas artísticas, porém os estudos existentes recorrem a metodologias de elevada complexidade. Assim, está ainda por descrever se recorrendo a uma metodologia mais simples se consegue estimar o efeito que a camada protetora de uma pintura tem na perceção cromática de uma pintura, em particular após anos de envelhecimento e degradação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de uma metodologia simplificada na obtenção de informação sobre a influência de uma camada protetora de pinturas e na sua utilização para a realização de um restauro virtual a partir das características espetrais especificas associadas á camada protetora de cada pintura. Foram utilizados dados espectrais de 6 pinturas pertencentes ao acervo da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa obtidos com o sistema hiperespectral antes e após a remoção da camada protetora. Os dados espectrais foram convertidos em reflectância e posteriormente em coordenadas cromáticas no espaço CIELAB assumindo o iluminante CIE D65 e o Observador Padrão CIE 1931, com o intuito de comparar o volume, a área e o número de cores discerníveis antes e depois da remoção da camada protetora, para estimar a influência desta na pintura. Após determinado o efeito cromático da camada protetora específica de cada pintura, esta foi utilizada para estimar a simulação da pintura sem a camada protetora. Verificou-se que a metodologia proposta devolveu imagens virtuais com uma diferença de cor média, em relação ás imagens originais obtidas após o restauro, no valor de CIEDE = 4.08±1,51 superior ao limite de deteção de CIEDE = 2.2 JND para o olho humano em imagens complexas. Se as diferenças de luminosidade forem ignoradas e estimando apenas diferenças cromáticas, a diferença de cor média de todas as pinturas desce para CIEDE = 3.06± 1.31. Este resultado parece demonstrar que a metodologia simplificada não se revela perfeita, mas que pode ser utilizada para avaliar as alterações cromáticas provocadas pelo restauro, assim como para obter rapidamente uma imagem simulada de uma pintura após o restauro para uma primeira observação.por
dc.description.abstractThere are studies in the literature that describe the effect of the protective layer in artistic paintings, but these studies report methodologies of high complexity. Nevertheless, it is yet to know if using a simpler methodology it is possible to describe the effect of the protective layer on the chromatic perception of a painting, in particular after years of aging and degradation. The purpose of the present study was to evaluate the efficiency of a simplified methodology used to to get information about the influence of the protective layer of paintings and its use in the virtual restoration starting with the spectral characteristics of the protective layer of each painting. The spectral data of 6 paintings belonging to the collection of the Faculdade de Belas-Artes de Lisboa and acquired using a hyperspectral imaging system before and after the removal of the protective layer was used. The spectral data was then converted into reflectance and into CIELAB chromaticity coordinates afterwards, assuming the CIED65 illuminant and the CIE 1931 Standard Observer in order to compare the volume, the area and the number of discernible colours before and after removal of the protective layer, to estimate its influence on the painting. After estimating the effect of the protective layer of each painting, it was used to get a simulation of the painting without the protective layer. It was found that the methodology proposed returned virtual images with an average colour difference in relation to the original image obtained after the restoration of about CIEDE = 4.08±1,51, higher than limit of detection of CIEDE=2.2 JND of the human eye for a complex image. If lightness differences are ignored and only the chromatic differences estimated the average colour difference reduces to CIEDE = 3.06±1.31. This result seems to indicate that the simplified methodology used here is not perfect. Nevertheless, it seems that it may be used to estimate the chromatic change induced by the restoration, as to obtain a first quick observation of a simulation of a painting after restauration.eng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectHíperespectralpor
dc.subjectInfluência da camada protetorapor
dc.subjectRestauro virtual de pinturaspor
dc.subjectHyperspectral system-
dc.subjectInfluence of the protective layer-
dc.subjectVirtual restoration of paintings-
dc.titleAlterações nas cores de uma pintura causada pelo vernizpor
dc.title.alternativeChanges in the colours of a painting detected by varnichpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202474003por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Ciênciaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências Físicaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jose Alexandre Rodrigues Monteiro.pdfDissertação de Mestrado54,49 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID