Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80844
Título: | Práticas e contributos da mediação sociofamiliar nas equipas multidisciplinares dos centros de acolhimento de crianças e jovens |
Outro(s) título(s): | Practices and contributions of socio-family mediation of multidisciplinary teams of child and youth in residential care |
Autor(es): | Magalhães, Laura Patrícia Sousa Monteiro |
Orientador(es): | Almeida, Ana Maria Tomás de Silva, Ana Maria Costa e |
Palavras-chave: | Acolhimento residencial Mediação Práticas profissionais Residential care Mediation Professional practices |
Data: | 14-Nov-2022 |
Resumo(s): | A maior parte das situações de acolhimento residencial acontece devido a dificuldades das famílias
para resolverem adequadamente os problemas que ocorrem nos seus contextos familiares e que visam
diretamente as crianças ou jovens que estão referenciadas no sistema de promoção e proteção. Estas
situações têm subjacente uma vulnerabilidade ou falta de capacidade da própria família em saber
como fazer para os solucionar. A mediação sociofamiliar, em contexto de acolhimento residencial, é
um procedimento que procura o empoderamento da família vulnerável, o fortalecimento dos laços
familiares e a sua participação na construção de alternativas viáveis, responsáveis e duradouras com
vista à reunificação familiar. É um meio facilitador da comunicação entre os elementos da família e os
seus sistemas sociais e de proteção. Foi nosso objetivo investigar o seu contributo nas equipas
multidisciplinares das casas de acolhimento para a mudança positiva das conceções e interações com
as famílias. Através de uma amostragem não probabilística, mas garantindo a diversificação contextual
e a sua representatividade, desenvolvemos dois estudos junto de 12 casas de acolhimento residencial,
situadas num distrito, do norte de Portugal. Da nossa amostra fez parte um total de 64 profissionais
que pertenciam na sua maioria às equipas técnicas das diferentes casas. Este é um projeto de
investigação participativa de desenho misto com recurso a avaliações qualitativas e quantitativas. Os
resultados permitem considerar a mediação como um recurso complementar positivo na promoção da
interação e comunicação entre os diferentes intervenientes – profissionais, famílias e crianças.
Contudo, uma vez que a proteção da criança e o empoderamento da sua família podem assumir
posições antagónicas nas práticas profissionais, há necessidade de desenvolver programas, junto dos
profissionais, que visem a cooperação com as famílias. Por outro lado, é ainda percetível a necessidade
de rever a formação contínua que é oferecida, bem como, inovar nas práticas profissionais, com vista a
desenvolver modelos de prevenção dos efeitos iatrogénicos da medida de acolhimento residencial e na
qualidade de vida destas crianças e suas famílias. Most residential care situations happen due to families' difficulties in adequately solving the problems that occur in their family contexts and that directly target children or young people who are referenced in the promotion and protection system. These situations have underlying vulnerability or lack of capacity of the family itself to know how to solve them. Socio-family mediation, in the context of residential care, is a procedure that seeks to empower the vulnerable family, strengthen family ties and their participation in the construction of viable, responsible and last longing alternatives aiming for a family reunification. It is a way of making communication easier between family members and their social and protection systems. It was our aim to investigate its contribution in the multidisciplinary teams of the residential care homes for a positive change of the conceptions and interactions with the families. Through a non-probabilistic sample, but ensuring contextual diversification and its representativeness, we developed two studies with 12 residential care homes, located in a district in the north of Portugal. Our sample included a total of 64 professionals that in their majority belonged to the technical teams of the different houses. This is a mixed design participatory research project using qualitative and quantitative assessments. The results allow us to consider mediation as a positive complementary resource in the promotion of interaction and communication between the different participants – professionals, families and children. Although, since child protection and the empowerment of their family can take on opposing positions in professional practices, there is a need to develop programs, among professionals, that aim for cooperation with families. On the other hand, it is noted the need to review the continuous training that is offered, as well as innovate in professional practices, aiming at developing models of prevention of the iatrogenic effects of the measurements of the residential care and on the quality of life of these children and their families. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80844 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laura Patrícia de Sousa Monteiro Magalhães.pdf | Tese de doutoramento | 4,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons