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TítuloCollaborative online learning model for fashion design
Outro(s) título(s)Modelo de aprendizagem colaborativa e online para o design de moda
Autor(es)Buest, Andreana Alba Nery de Mello
Orientador(es)Guedes, Graça
Palavras-chaveAprendizagem colaborativa online
Design de moda
Educação superior
Heutagogia
Collaborative online learning
Fashion design
Heutagogy
Higher education
Data17-Out-2022
Resumo(s)O setor de ensino superior enfrenta e enfrentará novos desafios considerando as mudanças no contexto socioeconômico/tecnológico global e das mudanças paradigmáticas no contexto socio económico global, aceleradas pelo confinamento social provocado pela pandemia de Covid. No atual contexto, a educação em design de moda tem vindo a confrontar-se com problemas como a estrutura dos cursos, o conteúdo e a validação da aprendizagem, os requisitos e limitações do setor, a conversão de informações antecipadas em conteúdos válidos e atualizados, os padrões de qualidade, e a necessidade das empresas que precisam de acesso rápido às novas competências. Será a aprendizagem colaborativa online uma resposta viável para o design de moda, atendendo às necessidades de aprendizagem atuais e futuras do setor? Este projeto de investigação, tem como questão central verificar em que medida a aprendizagem colaborativa online em design de moda, numa perspetiva ao longo da vida, proporciona uma formação prospetiva, personalizada, heterogénea, eficaz e atualizada, em tempo oportuno e a custos acessíveis, para estudantes e grupos profissionais do setor. A investigação realizada, de caráter qualitativo, organizou as etapas do procedimento para responder à questão de pesquisa da seguinte forma: • Pesquisa exploratória, caracterizada por questionários aplicados a profissionais do setor e à análise de cursos de design de moda oferecidos online no Espaço Europeu Superior (EHEA). • Pesquisa documental e bibliográfica sobre educação em design de moda e estudos sobre tecnologias de aprendizagem em design de moda. A definição de um quadro teórico e princípios de apoio ao modelo de aprendizagem. • Desenvolvimento, implementação e teste do modelo numa unidade curricular experimental. • Recolha de dados durante o período de observação intensiva e posterior análise dos dados por meio do procedimento de análise temática. A pesquisa validou o modelo de aprendizagem colaborativa online em design de moda, considerando-o uma alternativa viável para responder às necessidades da área do conhecimento. A pesquisa também contribuiu para futuros estudos sobre a educação em design de moda que abordem novos modelos pedagógicos de ensino/aprendizagem neste domínio do conhecimento.
The higher education sector faces and will face new challenges considering the changes in the global socio-economic/technological context and the paradigmatic changes in the global socio-economic context, accelerated by the social confinement caused by the Covid pandemic. In the current context, education in fashion design has been confronted with problems such as the structure, content and validation of learning, the requirements and limitations of the sector, the conversion of prospective information into valid content, quality and up-to-date standards and companies that need rapid access to skills. Is online collaborative learning a viable answer to fashion design, meeting the sector’s todays and future learning needs? The central question of this research project was to verify to what extent collaborative online learning in fashion design, within a lifelong perspective, provides prospective, personalised, heterogeneous, effective, and updated education, in a timely manner and at affordable costs, for students and professional groups in the sector. The qualitative investigation organised the research design to answer the research question as follows: • Exploratory research characterised by questionnaires applied with professionals and analysis of fashion design courses offered online within the Higher European Area (EHEA). • Documental and bibliographic research about fashion design education and studies on technologies of learning in fashion design. The definition of a theoretical framework and principles to support the model of learning. • Development, implementation and testing of the model in a trial course unit. • Data collection through intensive observation period and analysis, through framework analysis procedure. The research evaluated the online collaborative learning model in fashion design, considering it a viable alternative to respond to the needs of the area of knowledge. The research also contributed to future studies on education in fashion design that address new pedagogical models of teaching/learning in this field of knowledge.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoPrograma doutoral em Design de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80909
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DET/2C2T - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
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Andreana Alba Nery de Mello Buest.pdfTese de doutoramento20,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

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