Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81140

TítuloO cyberbullying em contexto português: validação de escalas de perpetração e vitimização
Outro(s) título(s)Cyberbullying in the portuguese context: validation of perpetration and victimization scales
Autor(es)Miranda, Luana Camilo
Orientador(es)Gonçalves, Rui Abrunhosa
Palavras-chavePerpetração do Cyberbullying
Vitimização do Cyberbullying
Empatia
Agressividade
Validação
Cyberbullying Perpetration
Cyberbullying Victimization
Empathy
Aggression
Validation
Data28-Jul-2022
Resumo(s)O cyberbullying é um ato agressivo de caráter repetitivo com objetivo de provocar desconforto à pessoa a quem se dirige, envolvendo normalmente uma discrepância de poder entre a vítima e o agressor, representando um dos principais problemas associados ao uso indevido da internet. O objetivo deste estudo é validar, para a população portuguesa, uma escala desenvolvida por Lee et al. (2017) que estuda a perpetração e vitimização do cyberbullying. A amostra foi composta por 475 participantes com idades entre os 18 e os 59 anos. As escalas revelaram boa consistência interna. Na análise confirmatória verificam-se índices baixos de ajustamento e na análise fatorial observam-se algumas exceções face à estrutura proposta originalmente. Foi possível estabelecer validade convergente entre as escalas utilizadas. Os resultados discutidos foram de encontro ao esperado. De facto, os construtos de agressividade e empatia parecem relacionar-se, respetivamente, com a perpetração e vitimização do cyberbullying. Futuros estudos que incidam sobre os mesmos construtos devem estar protegidos com critérios de inclusão mais rigorosos.
Cyberbullying is defined as an aggressive and repetitive act with the goal of causing discomfort to the person it is aimed at, usually envolving an imbalance of power between the bully and the bullied, representing one of the main issues associated with the wrongful use of the internet. This study intends to validate, for the Portuguese population, a scale developed by Lee et al. (2017) that studies the perpetration and victimization related to cyberbullying. The sample was composed of 475 participants, aged between 18 and 59 years old. Results showed that the scales have internal consistency. The confirmatory analysis indicates low levels of adjustment, and the factorial analysis shows some exceptions compared to the originally proposed structure. Convergent validity was established between the utilized scales. The results of this study were as expected. The aggressiveness and empathy constructs are indeed seemingly related, respectively, with the perpetration and victimization of cyberbullying. Future studies on these constructs would benefit from stricter inclusion criteria.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81140
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luana Camilo Miranda.pdf203,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID