Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81181
Título: | Serviços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas |
Outro(s) título(s): | Career services in secondary schools: characterization of needs and responses |
Autor(es): | Terroso, Gonçalo Nuno Melo da Silva Machado |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Estudantes universitários Psicologia escolar Serviços de carreira Ensino secundário University students School psychology Career services High school |
Data: | 14-Dez-2021 |
Resumo(s): | Os psicólogos escolares atuam no âmbito de uma escola ou agrupamento de escolas, com pais,
professores, educadores e/ou outros profissionais, de modo a ajudarem os estudantes a obter sucesso
escolar. Entre os serviços prestados, os serviços de carreira constituem um dos mais importantes. O
objetivo principal deste estudo consistiu em caracterizar serviços de carreira em escolas secundárias
portuguesas, na perspetiva dos seus clientes e profissionais. Participaram, respondendo a um inquérito,
173 estudantes universitários de ambos os sexos e 18 psicólogas escolares, de diferentes distritos do
país. Os resultados indicam que a quase totalidade dos psicólogos fornece serviços de carreira nas suas
escolas e mais de três tipos de intervenções diferentes. A maioria dos estudantes considera os serviços
importantes, incluindo os que não tiveram acesso aos serviços na sua escola secundária. Discute-se
como as necessidades de formação dos psicólogos podem influenciar a oferta de serviços, a importância
atribuída aos serviços pelos participantes e como os profissionais e estudantes se relacionam com estes. School psychologists work within a school or cluster of schools, with parents, teachers, educators and/or other professionals, to help students achieve academic success. Among the services provided, career services constitute one of the most important. The main objective of this study consisted in characterizing career services in Portuguese secondary schools, from the perspective of their clients and professionals. 173 university students of both sexes and 18 school psychologists from different districts of the country participated, by filling in a survey. The results indicate that almost all psychologists provide career services in their schools and more than three different types of interventions. Most students consider this services important, including those who did not have access to them at their secondary school. We discuss how the training needs of psychologists can influence the implementation of services, the importance attributed to the services by the participants and how professionals and students relate to them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81181 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Goncalo Nuno Melo da Silva Machado Terroso.pdf | 479,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons