Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81181

TítuloServiços de carreira no ensino secundário: caracterização de necessidades e de respostas
Outro(s) título(s)Career services in secondary schools: characterization of needs and responses
Autor(es)Terroso, Gonçalo Nuno Melo da Silva Machado
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveEstudantes universitários
Psicologia escolar
Serviços de carreira
Ensino secundário
University students
School psychology
Career services
High school
Data14-Dez-2021
Resumo(s)Os psicólogos escolares atuam no âmbito de uma escola ou agrupamento de escolas, com pais, professores, educadores e/ou outros profissionais, de modo a ajudarem os estudantes a obter sucesso escolar. Entre os serviços prestados, os serviços de carreira constituem um dos mais importantes. O objetivo principal deste estudo consistiu em caracterizar serviços de carreira em escolas secundárias portuguesas, na perspetiva dos seus clientes e profissionais. Participaram, respondendo a um inquérito, 173 estudantes universitários de ambos os sexos e 18 psicólogas escolares, de diferentes distritos do país. Os resultados indicam que a quase totalidade dos psicólogos fornece serviços de carreira nas suas escolas e mais de três tipos de intervenções diferentes. A maioria dos estudantes considera os serviços importantes, incluindo os que não tiveram acesso aos serviços na sua escola secundária. Discute-se como as necessidades de formação dos psicólogos podem influenciar a oferta de serviços, a importância atribuída aos serviços pelos participantes e como os profissionais e estudantes se relacionam com estes.
School psychologists work within a school or cluster of schools, with parents, teachers, educators and/or other professionals, to help students achieve academic success. Among the services provided, career services constitute one of the most important. The main objective of this study consisted in characterizing career services in Portuguese secondary schools, from the perspective of their clients and professionals. 173 university students of both sexes and 18 school psychologists from different districts of the country participated, by filling in a survey. The results indicate that almost all psychologists provide career services in their schools and more than three different types of interventions. Most students consider this services important, including those who did not have access to them at their secondary school. We discuss how the training needs of psychologists can influence the implementation of services, the importance attributed to the services by the participants and how professionals and students relate to them.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81181
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Goncalo Nuno Melo da Silva Machado Terroso.pdf479,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID