Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81739

TítuloComo podem os valores de um líder influenciar a imagem interna e externa de uma organização: o caso da AIESEC
Outro(s) título(s)How can leader's values influence the internal and external image of an organization: the case of AIESEC
Autor(es)Leite, Rita Isabel Afonso
Orientador(es)Oliveira, Cidália Pereira
Palavras-chaveCultura organizacional
Imagem organizacional
Líderes
Valores
Organizational culture
Organizational image
Leaders
Values
Data8-Nov-2022
Resumo(s)Com a intensificação da quebra entre as barreiras internas e externas das organizações, é cada vez mais desafiante para as organizações construírem uma imagem organizacional coesa, homogénea e em concordância com a própria cultura organizacional. Isto porque os canais de comunicação, e mesmo as interações entre os colaboradores com o exterior, têm um peso crescente na imagem organizacional. Tendo isto em consideração, há novos desafios que as organizações têm de enfrentar, sendo um deles a forma como os seus líderes se expõe ao exterior e a forma como eles próprios moldam a cultura organizacional. Este trabalho tem como principal objetivo compreender o efeito da cultura organizacional, através dos valores dos líderes, na imagem de uma organização. Desenvolveu-se um estudo de caso, analisando uma organização em concreto, a AIESEC, sendo que foram realizadas treze entrevistas a antigos membros da organização. Por sua vez, os resultados indicam que os valores dos líderes não têm uma influência direta na imagem da organização em casos onde a exposição externa dos líderes não é elevada. No entanto, se o contacto dos colaboradores internos com o exterior e a relação líder colaborador forem elevados, os valores dos líderes podem ter um efeito indireto a partir da influência direta que vão ter nos seus colaboradores. O que acontece é que muitos dos valores dos líderes e, consequentemente, os seus comportamentos, vão ser incutidos nos colaboradores. Por conseguinte, a forma como estes vão agir com os stakeholders externos dependerá dos líderes e, por sua vez, irá ter repercussões na imagem organizacional externa. Assim, e tendo em conta a quebra das barreiras entre o interior e exterior das organizações, este estudo realça a importância de os líderes trabalharem no sentido de reforçarem a cultura organizacional interna. É imprescindível a existência de uma mensagem coesa por parte dos líderes, que funcione como base para a imagem organizacional interna. Para além disso, é necessário que esta mensagem esteja relacionada com o core da organização para que esta, a longo prazo, seja refletida na imagem organizacional interna e externa.
With the intensification of the breakdown between the internal and external barriers of organizations, it is increasingly challenging for organizations to build a cohesive, homogeneous organizational image. Communication channels and interactions between employees and the outside have an increasing weight in the corporate image. So, there are new challenges that organizations have to face, one of them being how their leaders expose themselves to the outside and how they shape the organizational culture. This paper's main objective is to understand the effect of organizational culture, through the leaders' values, on the image of an organization. A case study was developed, analyzing a specific organization, AIESEC, and thirteen interviews were conducted with former members. In turn, the results indicate that leaders' values do not directly influence the image of the organization in cases where the external exposure of leaders is not high. However, suppose the internal employees' contact with the outside and the leader-employee relationship are high. In that case, the leaders' values can have an indirect effect on the direct influence they will have on their employees. What happens is that many of the leaders' values and behaviors will be instilled in the employees. Consequently, how they will act with external stakeholders will depend on the leaders and, in turn, will have repercussions on the external organizational image. Taking into account the breakdown of barriers between internal and external, we highlight the importance of leaders working to strengthen the internal organizational culture. The existence of a cohesive message by the leaders that serves as a basis for the internal organizational image is essential. In addition, this message must relate to the organization's core so that it is reflected in the internal and external organizational image in the long term.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81739
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rita Isabel Afonso Leite.pdf466,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID