Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81836

TítuloAprender na clausura: a aula pública do recolhimento da Caridade de Braga, no século XVIII
Outro(s) título(s)Learning in the cloister: the public class of the shelter of the Caridade of Braga, in the 18th century
Autor(es)Araújo, Maria Marta Lobo de
Palavras-chaveRecolhimento
Caridade
Mulheres
Aula pública
Shelter
Charity
Women
Public class
Data2017
EditoraUniversidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em História Social
RevistaAntíteses
CitaçãoAraújo, M. M. L. de. (2017). Aprender na clausura: a aula pública do recolhimento da Caridade de Braga, no século XVIII. Antíteses, 10(20), 678–699. https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p678
Resumo(s)Neste trabalho analisamos a aprendizagem feita pelas mulheres nos recolhimentos, dando particular atenção ao da Caridade de Braga, onde em finais do século XVIII se criou uma “aula pública”. Espaços de reclusão, estas casas constituíam-se como locais de preservação da honra feminina, mas também centros de aprendizagem de competências associadas à vida doméstica. Embora em todos os recolhimentos se praticasse a leitura e a escrita, em muito poucos se ensinavam essas práticas. No da Caridade foi criada uma escola para meninas, com a particularidade de ser um espaço de clausura que diariamente se abria para receber alunas externas, embora tivesse também alunas internas.
In this work we analyze the learning done by the women in the shelters, paying special attention to the Recolhimento of Braga, where in the late 18th century a “public class” was created. Sections of seclusion, these houses constituted like places of preservation of the feminine honor, but also centers of learning of competences associated to the domestic life. Although reading and writing were practiced in all the retreats, very few were taught these practices. In the Caridade, a school was created for girls, with the peculiarity of being a cloistered space that opened daily to receive external students, although it also had internal students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81836
DOI10.5433/1984-3356.2017v10n20p651
ISSN1984-3356
Versão da editorahttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/29685
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DH - Artigos em Revistas Internacionais/Papers in International Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aprender na clausura.pdf204,26 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID