Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81836
Título: | Aprender na clausura: a aula pública do recolhimento da Caridade de Braga, no século XVIII |
Outro(s) título(s): | Learning in the cloister: the public class of the shelter of the Caridade of Braga, in the 18th century |
Autor(es): | Araújo, Maria Marta Lobo de |
Palavras-chave: | Recolhimento Caridade Mulheres Aula pública Shelter Charity Women Public class |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em História Social |
Revista: | Antíteses |
Citação: | Araújo, M. M. L. de. (2017). Aprender na clausura: a aula pública do recolhimento da Caridade de Braga, no século XVIII. Antíteses, 10(20), 678–699. https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p678 |
Resumo(s): | Neste trabalho analisamos a aprendizagem feita pelas mulheres nos recolhimentos, dando particular atenção ao da Caridade de Braga, onde em finais do século XVIII se criou uma “aula pública”. Espaços de reclusão, estas casas constituíam-se como locais de preservação da honra feminina, mas também centros de aprendizagem de competências associadas à vida doméstica. Embora em todos os recolhimentos se praticasse a leitura e a escrita, em muito poucos se ensinavam essas práticas. No da Caridade foi criada uma escola para meninas, com a particularidade de ser um espaço de clausura que diariamente se abria para receber alunas externas, embora tivesse também alunas internas. In this work we analyze the learning done by the women in the shelters, paying special attention to the Recolhimento of Braga, where in the late 18th century a “public class” was created. Sections of seclusion, these houses constituted like places of preservation of the feminine honor, but also centers of learning of competences associated to the domestic life. Although reading and writing were practiced in all the retreats, very few were taught these practices. In the Caridade, a school was created for girls, with the peculiarity of being a cloistered space that opened daily to receive external students, although it also had internal students. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81836 |
DOI: | 10.5433/1984-3356.2017v10n20p651 |
ISSN: | 1984-3356 |
Versão da editora: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/29685 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DH - Artigos em Revistas Internacionais/Papers in International Journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprender na clausura.pdf | 204,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |