Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81867

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Diana Mariapor
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.date.accessioned2023-01-16T11:00:19Z-
dc.date.available2023-01-16T11:00:19Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citationSILVA, Sara Reis da e MARTINS, Diana (2022). «Para o estudo do livro-objeto ou do livro-brinquedo: retextualizações para pré-leitores ou leitores iniciais de O Gato das Botas ou Mestre Gato» in Álabe, nº 25, pp.1-22.por
dc.identifier.issn2171-9624-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81867-
dc.description.abstractTendo em consideração uma das tendências contemporâneas da edição para a infância dedicada ao livro-objeto, livro interativo, movable books, ou toy books, o presente artigo pretende refletir sobre obras graficamente distintas do livro tradicional, um corpus textual que encontra nos pré-leitores (incluindo os bebés) e nos leitores iniciais os seus potenciais destinatários e que é composto por obras dedicadas à revisitação do conto O Gato das Botas ou Mestre Gato, narrativa universalmente difundida por Charles Perrault desde 1697. É nosso objetivo dar a conhecer e refletir sobre as principais singularidades destes volumes ou destas reconfigurações verbo-icónicas e gráficas, de autoria variada e cronologicamente dispersos, baseados sobretudo na exploração da materialidade do objeto-livro.por
dc.description.abstractTaking into account one of the contemporary trends in publishing for children dedicated to the object-book, interactive book, movable books, or toy books, this article aims to reflect on editions that are graphically distinct from the traditional book, targeted to pre-readers (including babies) and early readers and are dedicated to retelling the short story Puss in Boots, by Charles Perrault, universally disseminated since 1697. This article aims to make known and reflect on the main singularities of these books, or these verbal-iconic and graphic reconfigurations, of varied authorship and chronologically dispersed, mainly based on the exploration of the materiality of the book object. We intend to affirm the relevance of these artefacts, very seductive in visual and sensorial terms, in the process of early approaches to books and reading; especially the case in ancestral stories, given their potential in the promotion of interventionist and interactive live contact with the book object.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Almeríapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectO Gato das Botas ou Mestre Gatopor
dc.subjectPré-leitores e leitores iniciaispor
dc.subjectLivros-brinquedopor
dc.subjectLivros-objetopor
dc.subjectPuss in Bootspor
dc.subjectPre-readers and early readerspor
dc.subjectToy-bookspor
dc.subjectObject-bookspor
dc.subjectpre-readers andpor
dc.subjectearly readerspor
dc.titlePara el estudio de libros-juguete: retextualizaciones para pre-lectores o lectores iniciales de El gato con botaspor
dc.title.alternativeFor the study of the toy-book – retextualizations for pre-readers or early readers of Puss in Bootpor
dc.title.alternativePara o estudo do livro-objeto ou do livro-brinquedo: retextualizações para pré-leitores ou leitores iniciais de O Gato das Botas ou Mestre Gatopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistaalabe.com/index/alabe/article/view/678por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage22por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceAlmería, Espanhapor
oaire.citationVolume25por
dc.identifier.doi10.15645/Alabe2022.25.6por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.subject.wosArts & Humanitiespor
sdum.journalÁlabe: Revista de Investigación sobre Lectura y Escriturapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
678-2755-1-PB.pdf246,53 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID