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https://hdl.handle.net/1822/82292
Título: | Mobilidade urbana inteligente |
Autor(es): | Martins, Carlos Manuel Henrique |
Orientador(es): | Sousa, Rui Dinis |
Data: | 10-Mar-2022 |
Resumo(s): | É óbvia a preocupação eminente e atual por parte das cidades e seus organismos de gestão em
solucionar os problemas relacionados com a ineficiência e ineficácia dos seus sistemas de mobilidade
urbana. Ineficiência e ineficácia essa associada a uma crescente tendência de centralização demográfica
nos grandes centros urbanos e consequente sobrecarga destes sistemas e mobilidade. Tem-se verificado
uma vontade crescente por parte dessas entidades governativas em, através de conceitos, tecnologias e
metodologias emergentes, inovar e otimizar os seus sistemas de mobilidade urbana, no sentido de dar
resposta a problemas e necessidades provenientes da cidade, sua mobilidade, seus serviços, utilizadores
e formas de utilização da mobilidade.
Como tal, a empresa “DigitalSign”, propôs a realização de um trabalho e projeto que incidisse na
idealização e modelação de uma proposta adequada ao desenvolvimento e inovação da mobilidade
urbana viária inteligente de Guimarães.
Para tal, e sendo o foco de inovação a mobilidade urbana viária de Guimarães, o presente trabalho
de dissertação pretende, numa fase inicial, abordar conceitos, tecnologias e metodologias emergentes
que possibilitem a idealização e modelação de soluções que permitam dar resposta a esta problemática.
Objetivando posteriormente e numa fase seguinte, a idealização e modelação dessas mesmas soluções
e estratégia, numa vertente completa, para o sistema de mobilidade urbana viária de Guimarães.
Este trabalho é constituído por três fases:
• Estado de arte
• Propostas para a mobilidade urbana viária de Guimarães
• Conclusões
Na fase “Estado de arte”, são abordados:
• Os conceitos de Smart Cities e suas dimensões
• O estado atua e futuro da mobilidade urbana, seus problemas e necessidades
• As indicações europeias para a inovação da mobilidade urbana
• O caminho adotado pelas sete cidades mais inteligentes no que toca à inovação dos seus
sistemas de mobilidade urbana
• Os dados a recolher, tratar e disponibilizar referente à mobilidade urbana inteligente
• O desenvolvimento de um ciclo de vida para a mobilidade urbana inteligente que permita o
alcance de uma mobilidade sustentável, adaptável e inovadora durante todo o seu período
existencial.
Na fase “Propostas para a mobilidade urbana viária de Guimarães”, é modelada uma proposta de
inovação para esta mobilidade, onde se realizou a modelação de duas arquiteturas possíveis para o
sistema de mobilidade e respetivos serviços, tendo por base o estado de arte e aos objetivos e visão
definidos para este sistema.
Na fase “Conclusões”, são descritas todas as conclusões obtidas através do estudo do estado de arte,
do processo de modelação das propostas de inovação e através da interpretação dos questionários
realizados aos representantes da Comunidade Intermunicipal do Ave e da Câmara Municipal de
Guimarães. Por fim, é também indicado o trabalho futuro a ser considerado desenvolver, dando
continuidade a este trabalho e solução apresentada. It is obvious the eminent and current concern on the part of cities and their management bodies to solve the problems related to the inefficiency and ineffectiveness of their urban mobility systems. Inefficiency and ineffectiveness associated with a growing trend of demographic centralization in large urban centers and consequent overloading of these systems and mobility. There has been a growing desire on the part of these governing entities to innovate and optimize their urban mobility systems, through emerging concepts, technologies and methodologies, in order to respond to problems and needs arising from the city, its mobility, its services, users and ways of using mobility. As such, the company "DigitalSign", proposed the realization of a work and project that focused on the idealization and modeling of an appropriate proposal for the development and innovation of intelligent urban road mobility of Guimarães. For this and being the focus of innovation the urban road mobility of Guimarães, this dissertation work intends, in an initial phase, to address concepts, technologies and emerging methodologies that enable the idealization and modeling of solutions that allow answering this problem. Later, and in a following phase, the idealization and modeling of these same solutions and strategy, in a complete way, for the urban road mobility system of Guimarães. This paper consists of three phases: • State of the art • Proposals for Guimarães urban road mobility • Conclusions In the "State of the Art" phase, the following are addressed • The concepts of Smart Cities and their dimensions • The current and future state of urban mobility, its problems and needs • The European indications for innovation in urban mobility • The path taken by the seven smartest cities in terms of innovation of their urban mobility systems • The data to collect, process and make available regarding smart urban mobility • The development of a life cycle for smart urban mobility to achieve sustainable, adaptable and innovative mobility throughout its lifetime. In the phase "Proposals for the urban road mobility of Guimarães", an innovation proposal for this mobility is modeled, where the modeling of two possible architectures for the mobility system and respective services was carried out, based on the state of the art and the goals and vision defined for this system. In the phase "Conclusions", all the conclusions obtained through the study of the state of the art, the modelling process of the innovation proposals and through the interpretation of the questionnaires made to the representatives of the Intermunicipal Community of Ave and the Municipality of Guimarães are described. Finally, it is also indicated the future work to be considered developing, giving continuity to this work and solution presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82292 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
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