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https://hdl.handle.net/1822/82379
Título: | Aquisição de vocabulário de português europeu (PE) através de recursos de cultura de massas |
Outro(s) título(s): | Acquisition of european portuguese (PE) vocabulary using mass culture resources |
Autor(es): | Dias, Magda Sofia Leal |
Orientador(es): | Flores, Cristina |
Palavras-chave: | Aquisição de vocabulário Cultura de massas Português europeu Português Língua Estrangeira European portuguese Mass culture Portuguese as a foreign language Vocabulary acquisition |
Data: | 25-Out-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio foi elaborado como componente avaliativa do segundo ano do
Mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira e Língua Segunda, da
Universidade do Minho. Este projeto visa analisar a fiabilidade da abordagem do ensino de PLE/PL2
através de cultura de massas portuguesa como forma de superar alguns dos problemas do ensino
tradicional destacando-se, entre outros, a desmotivação dos alunos. Para além disso, temos o objetivo
de observar se o uso de recursos de cultura de massas em contexto de sala de aula é benéfico para a
aquisição de vocabulário de português europeu por parte de alunos estrangeiros.
Neste projeto descreve-se todo o trabalho desenvolvido como professora estagiária no Centro de
Língua Portuguesa/Camões do campus da Universidade Marie Curie-Skłodowska, durante um
semestre, em Lublin, Polónia. O estágio colocou em foco o recurso à utilização do referido recurso
alternativo, principalmente com vista ao desenvolvimento de competências linguísticas, sublinhando-se
aqui os conhecimentos lexicais. Adicionamos a este, a análise do desenvolvimento da curiosidade e
interesse dos alunos pela língua portuguesa e o desenvolvimento de conhecimento relativo à cultura de
massas portuguesa.
Organizado em duas partes, este relatório apresenta, numa primeira parte, a fundamentação teórica
acerca das potencialidades didáticas da utilização de cultura de massas no ensino e aprendizagem de
PLE e, numa segunda parte, o relato das práticas curriculares. No final, é também apresentada uma
lista de sugestões de recursos de cultura de massas portugueses a ser utilizadas em sala de aula.
No contexto das práticas curriculares, apresentamos as duas atividades lexicais realizadas pelos
alunos. Através dessas duas atividades lexicais foi possível perceber o desenvolvimento lexical dos
alunos durante o semestre. Com a conclusão deste estudo empírico e com o auxilio da bibliografia lida
foi fácil chegar à conclusão de que realmente a inclusão de recursos de cultura de massas no ensino
de PLE/2 tem efeitos positivos nos seus aprendentes. The present report, prepared as an evaluation component of the second year of the Master’s Degree in Portuguese as Non-Native Language – Portuguese Foreign Language and Portuguese Second Language, from the University of Minho, aims to analyze the reliability of the approach of teaching PLE/PL2 through Portuguese mass culture as a way of combating some of the problems of traditional teaching, highlighting the demotivation of students; and whether the use of mass culture resources in a classroom influences the acquisition of European Portuguese vocabulary. This project describes all the work developed as a trainee teacher at the Center of Portuguese Language/Camões on the campus of the Marie Curie-Skłodowska University, during a semester, in Lublin, Poland, focusing on the use of this alternative resource, with a view to developing linguistic skills; encouraging students' curiosity and interest in the Portuguese language; and development of knowledge about Portuguese mass culture. Organized in two main parts, this report presents, in a first part, the theoretical foundation about the didactic potentialities of the use of mass culture in the teaching and learning of PLE and, in a second part, the report of curricular practices. At the end, a list of suggestions for Portuguese mass culture resources to be used in the classroom is also presented. In the context of curricular practices, we presented the two lexical activities carried out. Through these two lexical activities it was possible to perceive the lexical development of the students during the semester. With the conclusion of this empirical study and with the help of the bibliography read, it was easy to reach the conclusion that the inclusion of mass culture resources in the teaching of PLE/2 has positive effects on its learners. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLNM – PLE/L2) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82379 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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