Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82562

TítuloOrganização escolar e democracia: A temporalidade nos processos de consolidação democrática
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveTemporalidade
Democracia
Organização escolar
DataJan-2023
EditoraConselho Nacional de Educação
CitaçãoTorres, Leonor L. (2023). Organização escolar e democracia: A temporalidade nos processos de consolidação democrática. In Conselho Nacional de Educação, Estado da Educação 2021 (pp. 390-399). Lisboa: Conselho Nacional da Educação (CNE).
Resumo(s)Tema clássico no âmbito das ciências da educação e, em particular, no âmbito da administração educacional, a problemática da democracia escolar ganhou relevância acrescida com o eclodir da pandemia COVID-19. Dois anos intensos de crise pandémica, que impuseram confinamentos generalizados e o encerramento das escolas por longos períodos, destaparam situações de injustiça e desigualdade social há muito identificadas nas investigações na área da educação. Esta conjuntura particular visibilizou como nunca antes o papel da organização escolar no processo de democratização social, evidenciando os seus limites e potencialidades na construção do bem público. Com efeito, no meio da turbulência pandémica, a organização escolar renasceu como um espaço simbólico de partilha e de aprendizagem da cooperação. Mas, como fabricar o bem comum, quando a nível mais amplo da sociedade a tendência é para fabricar o bem do mesmo (bien du même), nas palavras de Meirieu (2020, p. 15)? Como tornar a escola num espaço de aprendizagem da participação democrática, quando os atores (professores, alunos, famílias) vivem, cada vez mais, em permanente estado de virtualização das interações, transição entre contextos e micro decisões que empurram para a individualização e hiperpersonalização?Muito embora os efeitos da pandemia tenham mostrado a importância da construção do bem comum, numa lógica de inclusão e equidade, na realidade, a vivência democrática no espaço escolar permanece demasiado subordinada a outras agendas e prioridades ditadas por orientações gerencialistas. Indagar quais os fatores e processos que se interpõem na concretização da missão democratizadora da escola constitui o eixo condutor do presente texto. Em jeito de ensaio, reflete-se nas seções seguintes sobre as dificuldades em passar de uma democracia como mero procedimento para uma democracia como cultura (cultura democrática) enraizada nas práticas de participação e nas vivências quotidianas das organizações escolares. Como auxiliar heurístico, mobiliza-se a noção de tempo ou de temporalidade, como dimensão estruturante do desenvolvimento democrático da escola.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82562
ISBN978-989-8841-41-4
ISSN1647-8541
Versão da editorahttps://www.cnedu.pt/content/EE2021/EE2021-Web_site.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
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