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TítuloThe foreign language effect and the gambler’s fallacy: evidence from neurophysiology
Outro(s) título(s)O efeito da língua estrangeira e a falácia do jogador: evidência da neurofisiologia
Autor(es)Costa, Márcia Filipa Rodrigues
Orientador(es)Moreira, Pedro
Soares, Ana Paula
Palavras-chaveEfeito de língua estrangeira
Bilinguismo
Tomada de decisão
Falácia do jogador
Psicofisiologia
Foreign language effect
Bilingualism
Decision-making
Gambler’s fallacy
Psychophysiology
Data12-Dez-2022
Resumo(s)Estudos recentes mostraram que, quando usam uma segunda língua (L2), pessoas bilíngues tendem a ser menos enviesadas, um efeito experimental designado por Efeito de Língua Estrangeira (Foreign Language Effect, FLE). Alguns destes estudos investigaram o FLE em contexto de tomada de decisão de risco, onde a Falácia da Mão Quente (Hot Hand Fallacy, HHF) e a Falácia do Jogador (Gambler’s Fallacy, GF) surgem frequentemente, sugerindo que apenas a primeira é influenciada por este efeito. Neste trabalho, procurámos clarificar os resultados obtidos por estes estudos, empregando uma tarefa que envolve um jogo de cartas, manipulando valência (positiva vs. negativa) e língua (Português vs. Inglês). Medidas comportamentais e psicofisiológicas de 41 participantes foram recolhidas. Os resultados mostram uma proporção semelhante de GF em ambas as línguas. A valência do feedback revelou-se significativa para a amplitude de SCR (maior amplitude para feedback negativo), mas nenhum efeito significativo de língua emergiu. As implicações destes resultados são discutidas.
Recent studies have shown that using a second language makes individuals less prone to bias, an experimental effect known as the Foreign Language Effect (FLE). Some of these studies have tested the FLE in risky decision-making context, where the Hot Hand Fallacy (HHF) and the Gambler’s Fallacy (GF) often emerge, suggesting that only the first is affected by this effect. Here, we aimed to further clarify the results obtained by these studies, using a card gambling task, manipulating valence (positive vs. negative) and language of feedback (Portuguese vs. English). Behavioural and psychophysiological measures of 41 Portuguese-English bilinguals were collected. Results revealed a similar proportion of GF in both language contexts. We found a significant effect of valence for SCR amplitude (higher amplitude for negative feedback), but no significant effect of language emerged. The implications of these results are discussed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82696
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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