Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82708

TítuloThe liberation of the female figure in fairy tales: A Red Riding Hood case study
Outro(s) título(s)A libertação da figura feminina nos contos de fadas: O Capuchinho Vermelho
Autor(es)Rodrigues, Tânia Raquel Barros
Orientador(es)Pereira, Margarida Esteves
Palavras-chaveAngela Carter
Eliana K. Arnold
Feminismo
Nikita Gill
Reescritas
Feminism
Rewritings
Data16-Jan-2023
Resumo(s)Os contos de fadas possuem um encanto especial, quase mágico, tanto para as crianças como para os adultos. De facto, muitas vezes, após um período de desencanto, o ser humano vê o seu interesse de infância nos contos de fadas voltar com renovada paixão. De certo modo, foi esse mesmo retorno aos contos de fadas – à sua magia e significados ocultos – que impulsionou esta dissertação. A maioria dos contos de fadas que conhecemos sempre estiveram ligados ao estereótipo masculino da donzela em apuros. No entanto, desde meados do século XX, este estereótipo tem sido contestado por vários autores ao rescreverem vários contos de fadas numa perspectiva diferente. A donzela não mais está em apuros mas transforma-se na heroína; há uma “libertação” da figura feminina. De entre todas as reescritas, as reescritas do famoso conto O Capuchinho Vermelho são talvez as mais interessantes do ponto de vista feminista. Com efeito, nestas reescritas a heroína parece ‘libertar-se’ do estatuto de vítima que havia adquirido nas versões clássicas – nomeadamente nas versões de Perrault e dos irmãos Grimm – ao fazer as suas próprias escolhas. Por esta razão, decidi focar a minha análise neste conto em particular e nas suas reescritas. As principais questões que esta dissertação procura responder são: como evoluiu a personagem Capuchinho Vermelho de vítima a heroína – como foi “libertada” – e em que medida o conto tem sido usado como veículo de discussão de questões feministas.
Fairy tales have a special charm, almost magical, for children and adults alike. In fact, after a period of disenchantment, the human being often sees their childhood interest in fairy tales return with renewed passion. In a way, it was this personal return to fairy tales – to their magic and hidden meanings – that prompted this dissertation. Most of the fairy tales we know have always been linked to the male stereotype of the damsel in distress. However, since the mid-twentieth century, this stereotype has been challenged by a number of authors when rewriting several fairy tales in a different perspective. The damsel is no longer in distress but becomes now the heroine; there is a "liberation" of the female figure. Of all the different fairy tale retellings, those of the famous Little Red Riding Hood are perhaps the most interesting from a feminist point of view. In these rewritings the heroine seems to 'free herself' from the victim status she had acquired in the classic versions of the tale – namely in Perrault’s and the brothers Grimm’s versions – by making her own choices. For this reason, I decided to focus my analysis on this particular tale and its retellings. The main questions this dissertation seeks to answer are: how has the character of Red Riding Hood evolved from victim to heroine – how has she been liberated – and to what extent has the tale been used as a vehicle for feminist issues.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82708
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tania Raquel Barros Rodrigues.pdf2,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID