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dc.contributor.advisorPalmeira, José António de Passospor
dc.contributor.authorBatista, Ana Raquel Ribeiropor
dc.date.accessioned2023-02-23T18:48:59Z-
dc.date.available2023-02-23T18:48:59Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.date.submitted2022-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/82885-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciência Políticapor
dc.description.abstractO populismo tem vindo a ganhar um maior destaque na Europa Ocidental nos últimos anos. Na literatura, Portugal foi considerado uma exceção no que se refere à presença de populismo, contudo, a realidade de hoje já não é a mesma do que a anterior. Esta dissertação procura aprofundar conhecimentos sob a noção de populismo, e o fator media, que se encontram intimamente relacionados. O principal objetivo desta investigação consiste em medir o grau de populismo do discurso presente nos media tradicionais portugueses, através do discurso dos seus interlocutores, da linha editorial do jornal Público e da saliência atribuída a certos temas. Admitindo que as narrativas afetam o quotidiano dos indivíduos, e se transformam em matéria de discussão, e que segundo perspetivas históricas e culturais, as mesmas são mantidas ao longo do tempo, e despertam sensações de proximidade, diferença e de pertença, em contextos globais ou regionais, as opções de agendamento são realmente importantes. Foi, nesse sentido, realizada uma análise de conteúdo mediático do jornal Público em formato online em relação à presença do partido populista português Chega.por
dc.description.abstractPopulism has gained greater prominence in Western Europe in recent years. In the literature, Portugal was considered an exception with regard to the presence of populism, however, today's reality is no longer the same as the previous one. This dissertation seeks to deepen knowledge under the notion of populism, and the media factor, which are closely related. The main objective of this investigation is to measure the degree of populism of the discourse present in the traditional Portuguese media, through the discourse of its interlocutors, the editorial line of the Público newspaper and the prominence attributed to certain themes. Assuming that narratives affect the daily lives of individuals, and become a matter of discussion, and that according to historical and cultural perspectives, they are maintained over time, and arouse feelings of proximity, difference and belonging, in global or regional contexts, scheduling options are really important. In this sense, an analysis of the media content of Público newspaper in online format was carried out in relation to the presence of the populist party Portuguese Chega.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectComunicação políticapor
dc.subjectEuropapor
dc.subjectMediapor
dc.subjectPopulismopor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectPolitical communicationpor
dc.subjectEuropepor
dc.subjectPopulismpor
dc.titlePopulismo contemporâneo português: o Chega e a comunicação políticapor
dc.title.alternativeContemporary populism: the CHEGA and the political communicationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203198247por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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