Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82979

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Maria Helenapor
dc.contributor.authorCruz, Bruno Rafael Cardoso Lealpor
dc.date.accessioned2023-03-01T17:18:38Z-
dc.date.available2023-03-01T17:18:38Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/82979-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractCom um crescente fenómeno de globalização, os mercados e a própria sociedade fomentaram as suas interações internacionais, levando a um aumento das oportunidades de crescimento internacional. Devido à existência de uma forte relação positiva entre internacionalização e performance, as PME procuram muitas vezes internacionalizar-se, ignorando os desafios e dificuldades que a expansão para mercados externos envolve. Estas situações podem traduzir-se num processo de internacionalização falhado, que poderia ter sido evitado mediante a existência da devida preparação, que pode ser orientada e potenciada por uma empresa de consultadoria para a internacionalização. O presente relatório de estágio visa apresentar um conjunto de conceitos e temas pertinentes sobre internacionalização de empresas, sobre a importância da consultoria e sobre técnicas de prospeção de clientes, culminando numa análise dos processos e estratégias de internacionalização a que fui exposto no estágio curricular realizado na empresa de consultoria Market Access.por
dc.description.abstractWith a growing globalization phenomenon, nations, markets, and society itself increased their international interactions, culminating in an environment of growing opportunities and international growth. Due to the strong relationship between internationalization and performance, SMEs seek to internationalize, ignoring the clear-cut challenges and difficulties that the expansion to foreign markets brings. These situations may evolve into failed attempts of international presence, which could have been avoided with the proper preparation, which could have been provided and enhanced by a consulting company with experience in internationalization. This report seeks to present a set of concepts and themes regarding the internationalization of firms, the importance of consulting firms, and the importance of client prospection techniques, culminating in the analysis of the strategies and processes to which I was exposed in the curricular internship at Market Access.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectPMEpor
dc.subjectConsultoriapor
dc.subjectB2Bpor
dc.subjectMarket Accesspor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectSMEpor
dc.subjectConsultingpor
dc.titleO papel da consultoria no sucesso da internacionalização: o caso Market Accesspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203199790por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruno Rafael Cardoso Leal Cruz.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID