Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82995

TítuloMedidas de redução de ruído em meio urbano: o caso da Rotunda de Silvares em Guimarães
Outro(s) título(s)Noise reduction measures in urban environment: the case of the Roundabout of Silvares in Guimarães
Autor(es)Oliveira, Rui Filipe Mendes Vilela de
Orientador(es)Silva, Lígia Torres
Palavras-chaveAmbiente urbano
Ruído ambiental
Poluição sonora
Qualidade de vida
Urban environment
Urban noise
Noise pollution
Life quality
Data4-Jan-2023
Resumo(s)O ruído gerado pelo tráfego rodoviário é algo a ter em conta, devido aos seus prejudiciais efeitos na população, a curto e longo prazo. O caso em estudo incidirá na Rotunda de Silvares, localizada numa das principais entradas da cidade de Guimarães. As duas principais entradas na rotunda foram desniveladas, evitando, principalmente em horas de ponta, a criação de congestionamento. Este tipo de conflito, além de perigoso, devido à fila de tráfego que gerava, estendendo-se por vezes ao logo da autoestrada, constituía uma importante fonte de ruído. O presente estudo pretende avaliar a eficácia desta medida sob ponto de vista acústico. Foi desenvolvido um modelo tridimensional e avaliado o ruído existente nas imediações da rotunda nos cenários antes e após a construção da rotunda desnivelada. Adicionalmente, são propostas medidas de redução de ruído, caso persista o cenário de sobre-exposição de ruído. Com este trabalho é esperado obter a eficácia do desnivelamento de um via principal no descongestionamento do tráfego e consequentemente a redução do ruído ambiente para os níveis considerados aceitáveis de acordo com Regulamento Geral de Ruído (DL 9/2007). Foi possível concluir que a introdução da passagem desnivelada teve pouco impacto na redução de ruído na rotunda, mesmo tendo em conta que o desnível ajudava com a diminuição do ruído, pois desde a altura que a intervenção foi feita até agora o número de veículo aumentou o que levou a um pequeno aumento do ruído.
The noise generated by road traffic is something to be considered, due to its harmful effects on the population in the short and long term. The case study will focus on the roundabout of Silvares, located at one of the main entrances to the city of Guimarães. The two main entrances to the roundabout were levelled off, avoiding, especially at peak hours, the creation of congestion. This type of conflict, besides being dangerous due to the queue of traffic it generated, sometimes extending along the motorway, was a major source of noise. This study aims to evaluate the effectiveness of this measure from an acoustic point of view. A three-dimensional model was developed and the existing noise in the vicinity of the roundabout was evaluated in the scenarios before and after the construction of the unlevel roundabout. In addition, noise reduction measures were proposed in persistent acoustic conflict zones. With this project it is expected to obtain the effectiveness of the levelling off a main road in traffic decongestion and consequently the reduction of ambient noise to levels considered acceptable according to General Noise Regulation (DL 9/2007). It was possible to conclude that the introduction of the unlevel crossing had little impact on noise reduction at the roundabout, even considering that the unevenness helped with the noise reduction, because since the time that the intervention was made until now the number of vehicles increased which led to a small increase in noise.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82995
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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