Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83177

TítuloGeoproducts in UNESCO Global Geoparks: a study applied to Platåbergens Aspiring Geopark (Sweden)
Outro(s) título(s)Geoprodutos em Geoparques Mundiais da UNESCO: um estudo aplicado ao Platåbergens Geoparque Aspirante (Suécia)
Autor(es)Samani, Bahareh Bahrami
Orientador(es)Brilha, J. B.
Bergengren, Anna Josefina
Palavras-chaveUGGp
Geoparks
Geotourism
Geoproducts
Sustainable development
Geoparques
Geoturismo
Geoprodutos
Desenvolvimento sustentável
Data19-Abr-2022
Resumo(s)With the arrival of geoparks around 20 years ago, the geoproducts topic was introduced due to its close connection with local communities' sustainable development through geotourism. Geoparks are territories with sites with international geological significance and with a development strategy to promote the whole heritage of the area and better living conditions to local communities. Since 2015 that geoparks are recognized by UNESCO with the Global Geopark label. Geotourism is an approach to attract visitors to geoparks, offering them the possibility to buy geoproducts that has the potential to generate income for local communities. However, this is not the only benefit that people and geoparks receive of the selling of geoproducts. Geoproducts also have educational and conservation benefits as they can contribute to raise public awareness for all geopark assets. Geoproducts are not limited to geology, they can be related with any type of heritage of the territory and have different types of usages. Although there are some studies about geoproducts, its definition is still unclear and varied. This dissertation proposes a clear definition of geoproducts and of their different types based on their tangible, intangible or service character. The main purpose of this study is to propose some ideas of geoproducts for Platåbergens Aspiring Geopark in Sweden. This is the first geopark in Sweden and this situation provides it the opportunity to be followed later as a model by new future aspiring geoparks in the country. After a literature review about this Geopark, some local features with the potential to inspire geoproducts were selected. The proposed geoproducts for Platåbergens Geopark were based on local natural and cultural features, and also on the profile of visitors and their interests. Some geoproducts proposed for Platåbergens Geopark can be adapted to other geoparks, using other local materials. The effective implementation of geoproducts in a geopark should be made in a dialogue with the local community in order to assess their capacity and interest to implement and sell these geoproducts. Their involvement can contribute to strength the community's commitment with the geopark project in their territory.
Com a chegada dos geoparques há cerca de 20 anos, foi também introduzido o novo conceito de geoprodutos devido à sua estreita ligação com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais através do geoturismo. Os geoparques são territórios com sítios de importância geológica internacional e com uma estratégia de desenvolvimento para promover todo o património da área e melhores condições de vida para as comunidades locais. Desde 2015 que os geoparques são reconhecidos pela UNESCO com a designação Geoparque Mundial. O geoturismo é uma abordagem para atrair visitantes aos geoparques, oferecendo-lhes a possibilidade de comprar geoprodutos com potencial para gerar rendimentos para as comunidades locais. Contudo, este não é o único benefício que as pessoas e os geoparques recebem da venda de geoprodutos. Os geoprodutos também têm benefícios educacionais e de conservação, uma vez que podem contribuir para a sensibilização do público para todo o património do geoparque. Os geoprodutos não estão limitados à geologia, podem estar relacionados com qualquer tipo de património do território e têm diferentes tipos de utilizações. Embora existam alguns estudos sobre geoprodutos, a sua definição é ainda pouco clara e variada. Esta dissertação propõe uma definição clara de geoproduto e dos seus diferentes tipos com base no seu carácter tangível, intangível ou de serviço. O principal objectivo deste estudo é o de propor algumas ideias de geoprodutos para o Platåbergens Aspiring Geopark na Suécia. Este é o primeiro geoparque na Suécia e esta situação constitui uma oportunidade de ser seguido, mais tarde, como modelo por futuros geoparques aspirantes no país. Após uma revisão bibliográfica sobre este geoparque, foram selecionadas algumas características locais com potencial para servir de inspiração para criar geoprodutos. Os geoprodutos propostos para o Geoparque Platåbergens basearam-se em características naturais e culturais locais, e também no perfil dos visitantes e nos seus interesses. Alguns geoprodutos propostos para o Geoparque Platåbergens podem ser adaptados a outros geoparques, utilizando outros materiais locais. A implementação efetiva de geoprodutos num geoparque deve ser feita em diálogo com a comunidade local, a fim de avaliar a sua capacidade e interesse em implementar e vender estes geoprodutos. O seu envolvimento pode contribuir para reforçar o compromisso da comunidade com o projeto do geoparque no seu território.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Geociências Património Geológico e Geoconservação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83177
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bahareh BahramiSamani.pdf31,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID