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https://hdl.handle.net/1822/83329
Título: | The role of internal auditing in promoting accountability in higher education institutions |
Autor(es): | Fonseca, Anabela dos Reis Jorge, Susana Nascimento, Caio |
Palavras-chave: | Avaliação de desempenho Transparência Responsabilidade Universidades públicas Portugal performance assessment transparency responsibility public universities |
Data: | 2020 |
Editora: | Fundação Getulio Vargas |
Revista: | Revista de Administração Pública |
Citação: | Fonseca, A. dos R., Jorge, S., & Nascimento, C. (2020, April). The role of internal auditing in promoting accountability in Higher Education Institutions. Revista de Administração Pública. FapUNIFESP (SciELO). http://doi.org/10.1590/0034-761220190267x |
Resumo(s): | Este artigo discute a associação entre accountability e auditoria interna, analisando particularmente até que ponto a última contribui para melhorias na primeira, nas Instituições de Ensino Superior (IES). Para analisar empiricamente a relação entre auditoria interna e accountability, o estudo baseia-se nos resultados de um questionário enviado aos órgãos de gestão de uma amostra de IES, com o foco principal na auditoria interna desenvolvida pelos gabinetes ou departamentos nessas instituições. O artigo contribui para entender como os órgãos de gestão percebem a auditoria interna para promover a transparência e a accountability nas IES, permitindo corroborar que a auditoria e, principalmente, a auditoria interna, serve a accountability. Com efeito, ela promove os princípios subjacentes às práticas de accountability. A informação proporcionada no âmbito das auditorias internas é reconhecida como contribuindo para melhorar a eficácia da gestão e ajudar na tomada de decisões. As IES que desejem criar um gabinete de auditoria interna ou aprimorar o papel de um gabinete já existente, devem desenvolver as atividades desse serviço de modo a que se torne um instrumento para apoiar a accountability e a boa governança da organização. A amostra foi constituída por IES públicas portuguesas, universidades e institutos politécnicos. Apesar de existir uma certa convergência internacional em relação a este tipo de organizações do setor público, bem como em relação aos seus propósitos e governança, certas especificidades contextuais podem limitar a generalização dos resultados desta pesquisa, para outras jurisdições. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83329 |
DOI: | 10.1590/0034-761220190267x |
ISSN: | 0034-7612 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CICP - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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